Salvador registra mais de 1,4 milhão de novos cadastros de beneficiários do cartão SUS durante a pandemia

 

O aumento do número de indivíduos que dependem do atendimento exclusivo do SUS pode ser reflexo da crise econômica gerada pela pandemia

Somente no mês de setembro, a Secretaria Municipal da Saúde registrou cerca de 100 novos cadastros do cartão SUS por moradores da capital baiana. Com as admissões, Salvador contabiliza cerca de 4,5 milhões de pessoas vinculadas à base de dados da rede pública de saúde. O número é 44% superior ao que era registrado no município em fevereiro de 2020 - antes da pandemia da Covid-19 – quando 3,1 milhões de pessoas estavam cadastradas no SUS da capital.

Por outro lado, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) registrou no primeiro semestre desse ano uma redução de 12,3% de usuários planos de saúde. Em dezembro de 2020, 47,113 milhões de pessoas eram beneficiários da saúde suplementar no Brasil. Já em junho desse ano, o setor registrou 46,829 milhões de pessoas com planos de saúde ativos no país.

O aumento do número de indivíduos que dependem do atendimento exclusivo do SUS pode ser reflexo da crise econômica que se abateu sobre o país desde o início da pandemia do novo coronavírus.

“A queda na renda de muitos brasileiros fez com que muitas pessoas enfrentarem dificuldades para pagar os valores das mensalidades com os planos de saúde. Isso fez com muitos migrassem para o serviço público de saúde, o que naturalmente vai gerar num curto espaço de tempo um aumento das demandas do SUS no município. Já estamos deflagrando ações para ampliar a oferta de consultas, exames e procedimentos, assegurando a assistência qualificada a todos os beneficiários do SUS no município”, destacou Leo Prates, secretário municipal da Saúde.

Uma das iniciativas para ampliar a oferta por consultas e exames especializados na cidade será a inauguração de duas novas Policlínicas na cidade, nos bairros de Escada e Naramdiba. Em reunião realizada de nesta quarta-feira (29), o prefeito Bruno Reis e o governador Rui Costa combinaram de acelerar a inauguração das unidades em resposta a esta demanda.

Mutirões para realização de procedimentos gratuitos também serão realizados nos finais de semana para ampliar a oferta pelos serviços. “Estamos dando uma resposta imediata para assegurar a oferta da assistência aos soteropolitanos. Mesmo num cenário de redução de investimentos no setor da saúde por parte do governo federal, o município de Salvador continuará priorizando a saúde com a ampliação da oferta de procedimentos na cidade”, disse Prates.

Outras notícias

SAÚDE

Ypê amplia programa de troca e reembolso para produtos que seguem sob restrição da Anvisa

20 de Junho de 2026

CIDADE

São João altera trânsito em Salvador; confira as mudanças previstas para os festejos

20 de Junho de 2026

POLÍTICA

Governo confirma novo piso nacional de R$ 5,1 mil para professores da educação básica

20 de Junho de 2026

SAÚDE

Dengue: Anvisa cria grupo para avaliar segurança da vacina do Butantan

19 de Junho de 2026

POLÍTICA

João Cláudio Bacelar destaca avanço das obras de mobilidade e requalificação urbana em Salvador

19 de Junho de 2026

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

Advogado baiano viraliza ao retratar com humor o cotidiano da profissão 06 de Maio de 2026

TJBA lança app para vítimas pedirem medida protetiva, nesta segunda-feira 09 de Março de 2026

Maria Bethânia celebra 80 anos e recebe homenagens de fãs e artistas 18 de Junho de 2026

Ex-affairs se revoltam após Vini Jr. negar ingressos para a Copa do Mundo, diz jornal 17 de Junho de 2026