Câmara de Salvador votará proposta para criação de postos de coleta para descarte de acumuladores de energia

Reprodução/CMS

 

A Câmara Municipal de Salvador vai colocar em pauta para votação o projeto de lei que regulariza a obrigatoriedade de estabelecimentos fixarem postos de coleta para descarte de resíduos acumuladores de energia como pilhas, lâmpadas, baterias e outros. A medida visa intensificar a consciência de coleta seletiva para preservar o meio ambiente, segundo o autor do PL, o vereador Joceval Rodrigues (Cidadania).

De acordo com a proposta, os estabelecimentos que comercializam esses produtos ficam obrigados a manter postos de coleta para o recebimento após inutilização ou esgotamento energético de tais resíduos. A destinação final deverá ser realizada conforme disposições contidas nas resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente e na legislação ambiental estadual vigente.

O parlamentar explica que o município precisa dar exemplo e regularizar a situação para que todos os cidadãos tenham o compromisso de referenciar o hábito sustentável e reduzir os impactos ao meio ambiente. “A responsabilidade com o nosso maior patrimônio, o planeta, deve ser compartilhada entre empresas, sociedade e poder público, afinal de contas, todos somos afetados com as mudanças negativas da natureza, independente de classe social. A capital baiana, que se destaca com inúmeras iniciativas sustentáveis, pode e deve sair na frente com mais essa ação para reforçar a destinação correta dos não recicláveis.", comentou Joceval.

Além disso, o texto determina que empresas de prestação de serviços de assistência técnica e comércio de equipamentos eletroeletrônicos e de telecomunicações, que utilizem como fonte de energia os produtos citados, também ficam obrigadas ao cumprimento da norma. Todos os estabelecimentos devem afixar placas alertando os consumidores sobre o perigo do descarte desses produtos em locais inadequados e se colocando visivelmente disponíveis para receber o material inservível.

Semana do Meio Ambiente

Antes da aprovação do projeto, a Prefeitura de Salvador vem realizando desde o início do mês de junho deste ano diversas mobilizações que contemplam áreas do meio ambiente, entre elas, a sustentabilidade através da reciclagem. Até o próximo domingo (12), a cidade recebe mais uma edição do projeto Braskem Recicla, iniciativa promovida pela Braskem com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis) e Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb). A estrutura está instalada no Salvador Shopping, no estacionamento próximo ao Espaço Gourmet.

No local, está montado em uma estrutura geodésica, construída com 1,7 tonelada de plástico reciclado, os consumidores do empreendimento aproveitam a experiência interativa para aprender sobre hábitos sustentáveis.

Outras notícias

SAÚDE

Ypê amplia programa de troca e reembolso para produtos que seguem sob restrição da Anvisa

20 de Junho de 2026

CIDADE

São João altera trânsito em Salvador; confira as mudanças previstas para os festejos

20 de Junho de 2026

POLÍTICA

Governo confirma novo piso nacional de R$ 5,1 mil para professores da educação básica

20 de Junho de 2026

SAÚDE

Dengue: Anvisa cria grupo para avaliar segurança da vacina do Butantan

19 de Junho de 2026

POLÍTICA

João Cláudio Bacelar destaca avanço das obras de mobilidade e requalificação urbana em Salvador

19 de Junho de 2026

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

Advogado baiano viraliza ao retratar com humor o cotidiano da profissão 06 de Maio de 2026

TJBA lança app para vítimas pedirem medida protetiva, nesta segunda-feira 09 de Março de 2026

Maria Bethânia celebra 80 anos e recebe homenagens de fãs e artistas 18 de Junho de 2026

Ex-affairs se revoltam após Vini Jr. negar ingressos para a Copa do Mundo, diz jornal 17 de Junho de 2026