Parceria entre Prefeitura e ONGs estimula adoção responsável de animais
Para estimular a adoção responsável e garantir um lar para cães e gatos abandonados em Salvador, a Diretoria de Promoção à Saúde e Proteção Animal (Dipa), vinculada à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), tem apoiado ações de adoção de animais, em parceria com ONGs ligadas à causa. As atividades têm sido realizadas em locais de grande circulação, como shoppings e até mesmo em formato on-line. Em quatro edições ocorridas este ano, já foram realizadas 38 adoções, sendo 22 gatos e 16 cães.
“Essas ações em conjunto são uma forma de dar mais segurança a quem está adotando. É importante que a população saiba que existe um órgão no município que oferece suporte, tanto nos cuidados como nos pós-cuidados que o novo tutor deve ter com seu animal”, disse a diretora da Dipa, Michele Holanda.
Ela ressalta que as ONGs protetoras da causa animal têm tido papel fundamental no recebimento de animais, vítimas de abandono. “Muitas vezes os animais são abandonados, ou deixados na porta dessas instituições. Com as feiras, ajudamos os cães e gatos a ganharem um novo lar”, completou Michele.
Para a presidente da ONG Marina Adota, Marina Guimarães, a parceria com a Dipa é importante para que as feiras de adoções tenham mais visibilidade. “Também são oferecidos serviços de castração, vacinas, cursos relacionados a banho e tosa e demais orientações. O resultado é bastante positivo”, declarou.
Na mais recente feira de adoção, realizada no último sábado (16), no Mercado São Miguel, em Nazaré, os irmãos Ana Sophia, de 7 anos, e João Marcos, 9 anos, estavam bastante animados com o novo casal de pets. “Brincarei muito com eles”, disse a garotinha, que já havia escolhido o nome de um dos filhotes: Spock.
O pai das crianças, o técnico de pesquisas econômicas Marcos Vinícius Santana, revelou a motivação para as adoções. “Meus filhos me pediam há um tempo um novo cachorrinho. Estamos muito felizes”, disse.
Orientação – Para realizar uma adoção legal, o candidato passa por uma entrevista, onde é constatado se o mesmo está apto a receber um animal em domicílio. Para formalizar a adoção, é necessário que o interessado apresente documento com foto, cpf e comprovante de residência. O indivíduo ainda assina um termo de responsabilidade de adoção legal. Em caso de não adaptação, o que pode levar à desistência da adoção, pode fazer uma nova tentativa junto à Dipa.
Lei federal – O abandono ou maus-tratos a animais é crime federal previsto na lei 9.605/98, conhecida como Lei dos Crimes Ambientais. Se for enquadrado na lei, a pena é de três meses a um ano de prisão e multa, aumentada de 1/6 a 1/3 se ocorrer a morte do animal.
Outras notícias
Ypê amplia programa de troca e reembolso para produtos que seguem sob restrição da Anvisa
20 de Junho de 2026
São João altera trânsito em Salvador; confira as mudanças previstas para os festejos
20 de Junho de 2026
Governo confirma novo piso nacional de R$ 5,1 mil para professores da educação básica
20 de Junho de 2026
Dengue: Anvisa cria grupo para avaliar segurança da vacina do Butantan
19 de Junho de 2026
João Cláudio Bacelar destaca avanço das obras de mobilidade e requalificação urbana em Salvador
19 de Junho de 2026
Do amor à indecisão 09 de Março de 2018
Advogado baiano viraliza ao retratar com humor o cotidiano da profissão 06 de Maio de 2026
TJBA lança app para vítimas pedirem medida protetiva, nesta segunda-feira 09 de Março de 2026
Maria Bethânia celebra 80 anos e recebe homenagens de fãs e artistas 18 de Junho de 2026