Secis registra quase mil visitas ao Jardim Botânico nos últimos dois meses

Visitação aberta ao público atraiu centenas de estudantes das redes pública e privada da Bahia, além do público geral
A Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), registou um recorde de quase mil visitações no Jardim Botânico apenas nos últimos dois meses (agosto e setembro, de 2022. Centenas de estudantes das redes pública e privada, além do público em geral, estiveram no equipamento público municipal, um dos mais modernos e atrativos do país.
O crescente volume em relação à quantidade de visitantes ao equipamento teve um aumento significativo por conta de eventos que ocorreram na localidade, a exemplo da Implantação do Selo de Reconhecimento pelo Engajamento na Mitigação de Mudanças Climáticas através da Alimentação – REMMA, que contou com a presença da população soteropolitana e estudantes, como também funcionários da Secretaria Municipal de Educação (SMED) e Secretaria de Sustentabilidade e Resiliência (Secis); além da comissão do Gabinete do Prefeito Bruno Reis; e de visitas de contemplação estimuladas por datas comemorativas ligadas ao meio ambiente, tais como o Dia da Árvore (21/set.), além da chegada da Primavera em 22 de setembro.
Já as visitações escolares e de demais instituições, tiveram foco na realização de aulas de campo, onde foram abordados os seguintes assuntos: aquecimento global, efeito estufa, escassez de recursos naturais, demonstração dos ciclos de vida das plantas, preservação das plantas nativas, além de pesquisas científicas em geral.
De acordo com a Secretária da Secis, Marcelle Moraes, o Jardim Botânico de Salvador vem sendo procurado pelo público para realizar gravações, fotografias, documentários, contemplação, pelo fato de ser um ambiente propício para se conectar com a natureza, tendo em vista a existência de um oásis de árvores enormes, vegetação rica das mais variadas espécies e muitos pássaros. “Trata-se de um ambiente também muito importante para estudo e pesquisas, onde a população pode consultar sobre as plantas, não só da Mata Atlântica, mas também do Cerrado e Caatinga. É praticamente um laboratório vivo, e também por se tratar de uma das áreas de espécies utilizadas em cultos afro-indígena-brasileiros, além de reservar vegetais ameaçados de extinção”, explana a gestora.
Conforme Jaqueline Dourado Rodrigues, coordenadora administrativa do Jardim Botânico, é perceptível que o equipamento vem ganhando visibilidade perante ao público em geral. “Uma vez que promove diversas pesquisas, ações de conservação, preservação, educação ambiental e o lazer compatíveis com a finalidade de difundir o valor multicultural das plantas e sua utilização sustentável”, destaca.
Visitas
O Jardim Botânico de Salvador é considerado uma importante área de estudo, manutenção e conservação da Mata Atlântica na capital baiana. Está situado na Av. São Rafael, s/n – São Marcos, Salvador – BA. O espaço que possui cerca de 160 mil metros quadrados de área, com espécies da Mata Atlântica, está aberto à visitação em geral, de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h.
Outras notícias
Ypê amplia programa de troca e reembolso para produtos que seguem sob restrição da Anvisa
20 de Junho de 2026
São João altera trânsito em Salvador; confira as mudanças previstas para os festejos
20 de Junho de 2026
Governo confirma novo piso nacional de R$ 5,1 mil para professores da educação básica
20 de Junho de 2026
Dengue: Anvisa cria grupo para avaliar segurança da vacina do Butantan
19 de Junho de 2026
João Cláudio Bacelar destaca avanço das obras de mobilidade e requalificação urbana em Salvador
19 de Junho de 2026
Do amor à indecisão 09 de Março de 2018
Advogado baiano viraliza ao retratar com humor o cotidiano da profissão 06 de Maio de 2026
TJBA lança app para vítimas pedirem medida protetiva, nesta segunda-feira 09 de Março de 2026
Maria Bethânia celebra 80 anos e recebe homenagens de fãs e artistas 18 de Junho de 2026