Morte por câncer de pele sobe 55% em uma década; saiba como evitar
A chegada do verão emite um alerta sobre os cuidados que precisam ser tomados com o corpo na busca daquele bronze perfeito. O Instituto Nacional do Câncer (INCA) divulgou em janeiro um número alarmante sobre os casos de câncer de pele no país.
Em dez anos, o número de mortes pela doença cresceu 55% e a falta de atenção que é dada ao corpo, dificulta o diagnóstico. A boa notícia é que as chances de cura desses tipos de câncer, quando descoberto precocemente, são altas. O câncer de pele pode ser dividido em duas categorias: o melanoma e o não melanoma. O primeiro é o mais agressivo e tem o maior índice de mortalidade.
Tem a aparência de uma pinta ou de um sinal na pele em tons acastanhados ou enegrecidos, que em geral mudam de cor, de formato ou tamanho e podem causar sangramento. O não melanoma é subdividido em carcinoma basocelular e espinocelular ou epidermoide.
Esses apresentam o maior percentual de cura, embora seja responsável por 25% de todos os tumores malignos registrados no país, segundo o INCA.
A dermatologista do Hapvida Saúde, Simone Rocha, alerta para a importância de conhecer bem a pele para identificar em quais regiões existem irregularidades. “A pele emite sinais que podem ajudar no diagnóstico, como manchas com coloração avermelhada que não cicatrizam e sangram ocasionalmente. Mas nenhum exame caseiro substitui a consulta médica”, ressalta.
A exposição ao sol não é o único fator determinante para o surgimento da doença. Histórico familiar, envelhecimento da população e imunidade enfraquecida são alguns dos agentes causadores.
As pessoas de pele clara têm um maior risco de desenvolver a doença, que também pode manifestar-se em indivíduos de pele morena e negra. Mas Simone Rocha alerta que o melhor caminho para prevenção é a consulta regular ao dermatologista. “A cirurgia é o mais indicado na maioria dos casos, mas a escolha do tratamento sempre vai depender da avaliação feita pelo especialista”, conclui.
Outras notícias

Unidade de saúde promove banho de sol a pacientes internados em Salvador
21 de Julho de 2025

Mais progresso: Juazeiro recebe motoniveladora destinada pelo deputado Alex Santana em aniversário
18 de Julho de 2025

Em imersão com indígenas na Aldeia Multiétnica, consultora denuncia retrocesso ambiental proposto pelo PL da Devastação
16 de Julho de 2025

PL propõe Banco Municipal de Boas Práticas Educacionais em Salvador
16 de Julho de 2025

Usuários do Bolsa Família devem realizar acompanhamento nas unidades de saúde
11 de Julho de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
