Sucom apreende blimps da Itaipava em bloco na Barra

Agentes da Secretaria Municipal de Urbanismo (Sucom) apreenderam, na noite desta quarta-feira (3), quatro blimps da Itaipava, que estavam sendo exibidos dentro do bloco Xupisko, que desfilou no circuito Dodô (Barra/Ondina). Os responsáveis pelo bloco, bem como a cervejaria, foram multados por exibirem publicidade sem autorização da Secretaria.
A multa para esse tipo de infração é de R$ 4.849,74 por blimp e o material apreendido só será devolvido depois do Carnaval. Conforme estabelece o decreto n.º 12.642/2000, que ordena a publicidade no município, blimps só podem ser exibidos em áreas privadas, desde que tenham sido licenciados pela Sucom. Além disso, os circuitos oficiais do carnaval e seus entornos configuram área de restrição comercial, onde só podem ser comercializados produtos e exibidas publicidades das marcas patrocinadoras do evento.
De acordo com o Decreto 20505/2009, durante a exploração de serviços especiais oferecidos durante o carnaval, festas populares e eventos, fica proibida, quando a exibição alcançar a vista do público a partir das ruas e demais logradouros públicos, a veiculação de publicidade, excetuando-se a publicidade dos patrocinadores oficiais contratados pela SALTUR, tendo, em qualquer hipótese, a autorização dos órgãos administrativos e o prévio pagamento da compulsória prestação pecuniária devida.
Mais ações
No primeiro dia de Carnaval, técnicos da Sucom apreenderam mais de 3.500 latas de cerveja de marca diferente da patrocinadora do evento. Além disso, foram realizadas mais de 260 vistorias em todos os circuitos, que resultaram na emissão de seis autos de infração, uma interdição e 80 notificações.
A Operação Carnaval da Sucom conta com 360 profissionais envolvidos, entre engenheiros, arquitetos e fiscais, e se estenderá até o fim do Carnaval. Durante esse período, os profissionais da Secretaria estarão nas ruas para fiscalizar camarotes, publicidade e atividade irregular, além produtos de marcas que não estão autorizados a ser comercializados na festa por conta do contrato com o patrocinador oficial, dentre outros.
Outras notícias
Banco Social Cardinalense é enaltecido durante Encontro Nacional de Prefeitos em Brasília
29 de Janeiro de 2026Iniciativa municipal é reconhecida pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa
CCZ Salvador intensifica inspeções e ações de controle ao Aedes para a Festa de Iemanjá 2026
29 de Janeiro de 2026
Veja os detalhes da programação da 1ª Lavagem do Ceasinha, no Rio Vermelho
29 de Janeiro de 2026
Prefeitura lança planejador de viagens oficial do transporte público em parceria com aplicativo
29 de Janeiro de 2026
Liz no Carnaval? Leo Santana e Lore Improta falam sobre primeira vez da filha na folia de Salvador
29 de Janeiro de 2026
Do amor à indecisão 09 de Março de 2018
TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023
Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019
Liz no Carnaval? Leo Santana e Lore Improta falam sobre primeira vez da filha na folia de Salvador 29 de Janeiro de 2026