Polícia Federal desarticula quadrilha por fraudes em concursos públicos na Bahia
A PF (Polícia Federal) em Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia, deflagrou a operação Reprovados nesta quarta-feira (4), com o objetivo de desarticular um grupo criminoso especializado em fraudes em concursos públicos na cidade de Brumado, a cerca de 130 km de Vitória da Conquista.
A oepração foi realizada em conjunto com o Ministério Público Federal da Bahia. Foram cumpridos cinco mandados de condução coercitiva e cinco de busca e apreensão.
Segundo a Polícia Federal, após indícios de que os investigados fraudaram aprovações junto à UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia) e junto ao IFBA (Instituto Federal da Bahia), em concursos organizados pela Funrio (Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino e Assistência à Escola de Medicina e Cirurgia) e ao Hospital Universitário Gaffrée e Guinle.
A polícia informou que a fraude era feita mediante alteração dos dados cadastrais dos investigados, com acréscimo de sílaba idêntica no início dos seus prenomes, o que possibilitou que realizassem as provas todos na mesma sala e obtivessem o mesmo número de acertos, alcançando, inclusive, aprovação em concurso público do IFBA.
Os suspeitos responderão pelos crimes de fraude em provas de interesse público, falsidade ideológica e de constituição e participação em organização criminosa.
Da Redação|Bahia25Horas
Outras notícias

Mais progresso: Juazeiro recebe motoniveladora destinada pelo deputado Alex Santana em aniversário
18 de Julho de 2025

Em imersão com indígenas na Aldeia Multiétnica, consultora denuncia retrocesso ambiental proposto pelo PL da Devastação
16 de Julho de 2025

PL propõe Banco Municipal de Boas Práticas Educacionais em Salvador
16 de Julho de 2025

Usuários do Bolsa Família devem realizar acompanhamento nas unidades de saúde
11 de Julho de 2025

Leo Prates é destaque entre os “Cabeças do Congresso” e reforça força do trabalho coletivo
11 de Julho de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
