Deputado baiano apresenta projeto de lei para que estudantes de federais possam ocupar duas graduações simultaneamente
O deputado federal baiano, Alex Santana (Republicanos), apresentou um projeto de lei para que estudantes de universidades federais possam ocupar duas vagas de graduação ao mesmo tempo o que, atualmente, de acordo com a legislação atual é proibido.
Pela proposta do projeto 1406/2022, será permitido ocupar uma vaga em curso de maneira presencial e um outro curso feito a distância. Também será autorizado a ocupação de uma segunda vaga, em casos de desistência de candidatos convocados anteriormente e para estudantes de famílias de baixa renda com renda mensal de até um salário mínimo e meio.
Para o parlamentar, o projeto chama a atenção para o que ele considera diversificação da oferta da educação superior, o que modificou o contexto no que a lei em questão foi aprovada anteriormente. A matéria será analisada em conjunto pelas Comissões de Educação e de Constituição e Justiça da Câmara, em caráter conclusivo.
“Considero excessivo que uma lei isolada imponha procedimento a ser adotado pelos entes federados subnacionais nas instituições de ensino por eles criadas e mantidas. Ainda que desejável que sigam o mesmo procedimento, a sua imposição, por lei federal, caracteriza invasão da autonomia administrativa desses entes”, disse.
Outras notícias

Projeto na Câmara busca responsabilizar empresas em casos de suicídio por assédio moral
22 de Agosto de 2025

Deputado baiano critica indiciamento de Silas Malafaia por se manifestar contra Alexandre de Moraes
21 de Agosto de 2025

Simm oferece 167 vagas para esta quarta-feira (20) Simm oferece 167 vagas para esta quarta-feira (20)
20 de Agosto de 2025

Operação Falso Crédito: trio é preso por fraudes contra idosos do INSS
20 de Agosto de 2025

Vitória retorna aos treinos com foco no jogo contra o Flamengo
20 de Agosto de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
