Caminhões da Limpurb chamam a atenção para o combate ao câncer de mama
Três palavras estampadas em quatro caminhões compactadores da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) chamam atenção para importância de prevenir o câncer de mama. Os veículos plotados com a mensagem “Bem me Quero” passam a circular pela cidade, levando a mensagem de alerta e conscientização à população. Além dos caminhões, as agentes de varrição e de coleta de lixo também ganharam uniforme e adereços na cor rosa. O início da campanha ocorreu nesta terça-feira (17), na sede do órgão, em Porto Seco Pirajá.
Os caminhões plotados e os uniformes padronizados fazem parte das atividades desenvolvidas pela Prefeitura em alusão ao Outubro Rosa. A iniciativa marca o Mês Internacional de Combate ao Câncer de Mama e, em especial ao Dia Mundial de Combate do Câncer de Mama, celebrado na próxima quinta-feira (19).
Com 58 anos e há oito deles trabalhando na Limpurb, a agente de limpeza Tânia Ribeiro afirma que faz a mamografia anualmente, conforme preconiza a Organização Mundial de Saúde (OMS) a mulheres a partir dos 40 anos. Vestida com uniforme rosa, a funcionária comentou sobre a importância da campanha. "Os caminhões estão lindos e nós também. Tudo rosa como manda o Outubro Rosa. Nós circulamos a cidade toda e por onde a gente passar, vamos lembrar às mulheres sobre a importância de cuidar das mamas”, disse entusiasmada.
Há duas décadas e meia como agente de limpeza, Kátia dos Santos, 48 anos, sempre integra a campanha da Limpurb do Outubro Rosa. Realizando a mamografia anualmente há oito anos, ela diz que sempre fala do assunto com outras mulheres. “Adoro usar essa farda rosa e poder levar a mensagem de ajuda para outras mulheres. Fico muito feliz em saber que além da limpeza da nossa cidade, somos instrumento de informação a saúde”, frisa.
Papel social – O presidente da Limpurb, Omar Gordilho, destaca que o órgão também tem um papel social e, por isso, sempre adere às campanhas de conscientização da população. Segundo ele, o intuito da “Bem me Quero” é promover a conscientização pelas ruas de Salvador sobre o câncer de mama, sensibilizando o público feminino para a necessidade da realização dos exames preventivos, como o toque e a mamografia, principais mecanismos para combater a incidência de casos de câncer de mama.
“É um gesto de solidariedade com toda a cidade. Nós sabemos que esses caminhões circulam diariamente por Salvador, por inúmeros lugares. Por isso, adequar a campanha aos nossos compactadores é uma forma também de difundir uma informação extremamente necessária para a saúde pública”, pontua Gordilho.
Outras notícias
João Cláudio Bacelar homenageia presidente da CTB com Medalha Thomé de Souza
25 de Junho de 2026
Prefeitura de Salvador amplia assistência pediátrica com início das atividades de dois Gripários na rede municipal
25 de Junho de 2026
Queda de árvore bloqueia rua no Rio Vermelho e afeta trânsito na região
25 de Junho de 2026
Contagem regressiva: falta um ano para Salvador receber a Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027
25 de Junho de 2026
Academia Salvador do Dique do Tororó completa dois anos com mais de 100 mil atendimentos
25 de Junho de 2026
Do amor à indecisão 09 de Março de 2018
Advogado baiano viraliza ao retratar com humor o cotidiano da profissão 06 de Maio de 2026
TJBA lança app para vítimas pedirem medida protetiva, nesta segunda-feira 09 de Março de 2026
Amado Batista é condenado por morte de criança dentro de sua fazenda 25 de Junho de 2026