Caminhões da Limpurb chamam a atenção para o combate ao câncer de mama
Três palavras estampadas em quatro caminhões compactadores da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) chamam atenção para importância de prevenir o câncer de mama. Os veículos plotados com a mensagem “Bem me Quero” passam a circular pela cidade, levando a mensagem de alerta e conscientização à população. Além dos caminhões, as agentes de varrição e de coleta de lixo também ganharam uniforme e adereços na cor rosa. O início da campanha ocorreu nesta terça-feira (17), na sede do órgão, em Porto Seco Pirajá.
Os caminhões plotados e os uniformes padronizados fazem parte das atividades desenvolvidas pela Prefeitura em alusão ao Outubro Rosa. A iniciativa marca o Mês Internacional de Combate ao Câncer de Mama e, em especial ao Dia Mundial de Combate do Câncer de Mama, celebrado na próxima quinta-feira (19).
Com 58 anos e há oito deles trabalhando na Limpurb, a agente de limpeza Tânia Ribeiro afirma que faz a mamografia anualmente, conforme preconiza a Organização Mundial de Saúde (OMS) a mulheres a partir dos 40 anos. Vestida com uniforme rosa, a funcionária comentou sobre a importância da campanha. "Os caminhões estão lindos e nós também. Tudo rosa como manda o Outubro Rosa. Nós circulamos a cidade toda e por onde a gente passar, vamos lembrar às mulheres sobre a importância de cuidar das mamas”, disse entusiasmada.
Há duas décadas e meia como agente de limpeza, Kátia dos Santos, 48 anos, sempre integra a campanha da Limpurb do Outubro Rosa. Realizando a mamografia anualmente há oito anos, ela diz que sempre fala do assunto com outras mulheres. “Adoro usar essa farda rosa e poder levar a mensagem de ajuda para outras mulheres. Fico muito feliz em saber que além da limpeza da nossa cidade, somos instrumento de informação a saúde”, frisa.
Papel social – O presidente da Limpurb, Omar Gordilho, destaca que o órgão também tem um papel social e, por isso, sempre adere às campanhas de conscientização da população. Segundo ele, o intuito da “Bem me Quero” é promover a conscientização pelas ruas de Salvador sobre o câncer de mama, sensibilizando o público feminino para a necessidade da realização dos exames preventivos, como o toque e a mamografia, principais mecanismos para combater a incidência de casos de câncer de mama.
“É um gesto de solidariedade com toda a cidade. Nós sabemos que esses caminhões circulam diariamente por Salvador, por inúmeros lugares. Por isso, adequar a campanha aos nossos compactadores é uma forma também de difundir uma informação extremamente necessária para a saúde pública”, pontua Gordilho.
Outras notícias

Cardeal da Silva anuncia implantação de 20 casas populares em parceria com o Ministério das Cidades
11 de Agosto de 2025

Samuel Jr. fala em “ditadura do Judiciário” após prisão domiciliar de Bolsonaro e cobra reação da sociedade
07 de Agosto de 2025

Tainara Ferreira comenta ataques a Lucas Pizane e critica silenciamento de homens vítimas de assédio
07 de Agosto de 2025Coautora do livro 'O Futuro das Novas Masculinidades', especialista explicou em vídeo sobre os impactos desses atos na sociedade, independente do gênero.

Centro de Saúde em Salvador realiza ações educativas sobre hepatites e câncer de cabeça e pescoço
07 de Agosto de 2025

Transalvador altera trânsito no Pelourinho para realização da Flipelô
06 de Agosto de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
