Deputado Alex Santana é um dos dezesseis parlamentares baianos que votou a favor de Projeto de Lei que aumenta as penas
O deputado federal Alex Santana (Republicanos-BA), foi um dos dezesseis parlamentares baianos que votou favorável ao Projeto de Lei nº 3780/23 - que aumenta as penas para os crimes de furto, roubo, receptação de produtos roubados, latrocínio (roubo seguido de morte) e outros. A votação aconteceu na última terça (31), e agora a proposta segue para apreciação do Senado.
O texto aprovado é um substitutivo do deputado Alfredo Gaspar (União-AL) para o Projeto de Lei 3780/23, do deputado Kim Kataguiri (União-SP) e outros. Com a atualização, a pena geral de furto passa de reclusão de 1 a 4 anos para 2 a 6 anos, aumentando-se a metade em caso de o crime ser praticado durante a noite.
Se o delito for furto qualificado, cuja pena continua a mesma (2 a 8 anos), o relator incluiu novo caso: furto de equipamento ou instalação prejudicando o funcionamento de serviços de telecomunicações, energia elétrica, abastecimento de água, saúde e transporte público. Nessa qualificação seria enquadrado, por exemplo, o furto de fiação elétrica.
Conforme Santana, trata-se de uma proposta de grande relevância, já que assegura uma maior pena para esses casos comuns à insegurança pública. “Votei a favor porque entendo o quanto importante é o combate a esses crimes de roubos e relacionados. Com o projeto, a punição se eleva e tendo em vista a insegurança que assola muitos Estados do Brasil, a exemplo da Bahia, é crucial que se tenham penas mais fortes e contundentes para esses casos, além de coibir furtos ao bem público, evitando problemas sociais como desabastecimento de energia, rede de internet e etc ”, afirmou.
Outras notícias

Samuel Jr. fala em “ditadura do Judiciário” após prisão domiciliar de Bolsonaro e cobra reação da sociedade
07 de Agosto de 2025

Tainara Ferreira comenta ataques a Lucas Pizane e critica silenciamento de homens vítimas de assédio
07 de Agosto de 2025Coautora do livro 'O Futuro das Novas Masculinidades', especialista explicou em vídeo sobre os impactos desses atos na sociedade, independente do gênero.

Centro de Saúde em Salvador realiza ações educativas sobre hepatites e câncer de cabeça e pescoço
07 de Agosto de 2025

Transalvador altera trânsito no Pelourinho para realização da Flipelô
06 de Agosto de 2025

“Cantinho da Amamentação” é inaugurado na Unidade Saúde da Família (USF) São Marcos
06 de Agosto de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
