Deputado Alex Santana afirma ser imprescindível projeto que visa quebra sigilo profissional em casos de violência
Está tramitando na Câmara o Projeto de Lei (PL) nº 2637/2023, de autoria do deputado Alex Santana (Republicanos-BA), que possibilita a quebra do sigilo profissional em casos que envolvem violência contra criança, adolescente, idoso, mulher ou pessoa com deficiência.
Proposto em julho, a sugestão que pode alterar o Código Penal está na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa Legislativa, e espera-se que ainda seja discutida e pautada até o final do ano legislativo. Para o parlamentar, o PL dará maior possibilidade de que casos criminosos do tipo sejam identificados com maior celeridade e apurados com mais eficiência.
“O projeto será um instrumento que ajudará a elucidar violências contra esse grupo, que em grande parte acabam sendo ignoradas pelo poder público por não conter provas concretas ou algo mais. É imprescindível discutirmos sobre o assunto, pois nada é mais importante do que defender essas pessoas, que são vítimas constantes de agressões”, afirma.
Sobre o ponto da quebra de sigilo, direito dado para médicos e psicólogos, por exemplo, o deputado deixa claro que o intuito de sua proposta não é irrestrito e tem como foco facilitar a identificação destes crimes, que são crescentes no país. “Isso não é uma medida invasiva, muito pelo contrário, é uma forma de possibilitar que esses profissionais denunciem sem ferir o referido código de ética”, pontua Santana,
O Projeto de Lei nº 2637/2023 está sob a relatoria do deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil-SP) e, desde o último dia 4, teve seu prazo encerrado para apresentação de emendas feitas pelos parlamentares que compõem a Comissão, considerada a mais importante da Câmara.
Outras notícias

Samuel Jr. fala em “ditadura do Judiciário” após prisão domiciliar de Bolsonaro e cobra reação da sociedade
07 de Agosto de 2025

Tainara Ferreira comenta ataques a Lucas Pizane e critica silenciamento de homens vítimas de assédio
07 de Agosto de 2025Coautora do livro 'O Futuro das Novas Masculinidades', especialista explicou em vídeo sobre os impactos desses atos na sociedade, independente do gênero.

Centro de Saúde em Salvador realiza ações educativas sobre hepatites e câncer de cabeça e pescoço
07 de Agosto de 2025

Transalvador altera trânsito no Pelourinho para realização da Flipelô
06 de Agosto de 2025

“Cantinho da Amamentação” é inaugurado na Unidade Saúde da Família (USF) São Marcos
06 de Agosto de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
