Vereadores renovam fé e pedidos para 2024

A Lavagem do Bonfim é uma festa que mistura espiritualidade e tradição e atrai devotos, turistas e autoridades. O cortejo, que saiu da Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio, em direção à Basílica Santuário Senhor do Bonfim, na Colina Sagrada, contou com a participação dos vereadores de Salvador. Os representantes do povo de Salvador caminharam ao lado da população.
O presidente Carlos Muniz (PSDB) disse que seus pedidos para o Senhor do Bonfim são as bandeiras do seu mandato. “Para que o dê saúde e paz a todo povo de Salvador e da Bahia e pode ter certeza que é nosso pedido e nosso ideal”, afirmou.
Para o vereador Duda Sanches (União Brasil), a Lavagem do Bonfim é uma forma de abrir o ano renovando a fé. Ele relembrou que 2024 é o segundo ano da festa pós-pandemia. “Cada dia mais, superando a pandemia que passamos há dois anos. Que seja um ano realmente para lembrarmos da família, estarmos próximos de quem amamos e desfrutarmos de muita prosperidade”, afirmou. 
A vereadora Marta Rodrigues (PT) disse que a proximidade com o povo é um dos grandes motivos para participar da festa. “Esse ano a festa está lotada. Muito cheia. É uma festa religiosa e cultural onde se misturam as energias”, disse. 
Com uma caminhada de cerca de oito quilômetros, a celebração se torna um espetáculo de fé, cultura e tradição, enriquecido por grupos de capoeira, blocos afro e baianas com trajes típicos. 
O vereador Hélio Ferreira (PCdoB) destacou que esse é um momento aguardado por todos os baianos. Para ele, ir ao Bonfim é sinônimo de agradecimento e também de renovação dos pedidos. “Pedir ao Senhor do Bonfim que abençoe nossa cidade e sua população e nos conceda um 2024 maravilhoso”, disse. 
O vereador Daniel Alves (PSDB) destacou a participação de turistas no evento e a grande participação popular, o que destaca o fortalecimento de Salvador e da festa. “O turismo bombando, o crescimento da cidade cada vez mais despontando. Então, só tenho as melhores expectativas para 2024”, pontuou Daniel Alves.
Para Suíca (PT), a sua caminhada é para “primeiro, agradecer ao Senhor do Bonfim pelo ano de 2023, 2020 e 2021, nos quais passamos por um processo de pandemia e agora retornamos às ruas, graças ao Senhor do Bonfim, à ciência e à luta de alguns parlamentares que foram fiéis ao povo. Para 2024, desejamos proteção e paz”, pontuou o parlamentar.

O vereador Randerson Leal (PDT) e sua equipe participaram com entusiasmo da tradicional Lavagem do Bonfim, celebrando a cultura, fé e devoção que marcam esse evento tão significativo para a cidade. 
“Agradeço a Deus pelas bênçãos recebidas em 2023 e pedir saúde, força e proteção para o ano que inicia. Gratidão também por todo apoio e participação popular na construção de um trabalho sólido realizado em 2023. Para este ano, continuaremos firmes no propósito de ouvir as comunidades, contribuir para o crescimento e desenvolvimento de Salvador, com muito trabalho e dedicação", disse Randerson Leal.

Origens

As origens da festa remontam ao século XVIII, com a chegada da imagem de Nosso Senhor Bom Jesus do Bonfim à primeira capital do Brasil, em 1745, trazida de Lisboa (POR) pelo capitão de mar-e-guerra português Theodósio de Lima. 
A primeira procissão ocorreu em 1754 e teve a presença de grande parte da população da cidade. Com o tempo, adeptos das religiões de matriz africana também passaram a participar da procissão ao lado dos católicos, para saudar Oxalá.

 

 

Fonte da notícia: Diretoria de Comunicação

Foto: Antônio Queirós

Outras notícias

SAÚDE

Memorial Maria Odília recebe visitantes em abertura especial durante Circuito das Mulheres Negras

28 de Julho de 2025

POLÍTICA

O que o STF planeja fazer após Lula vetar aumento de deputados

28 de Julho de 2025

CIDADE

Mulher acusa cliente de efetuar disparo dentro de bar no Rio Vermelho

28 de Julho de 2025

CIDADE

Festa termina com duas pessoas baleadas em Sussuarana

28 de Julho de 2025

CIDADE

Prefeitura abre licitação para gestão de estações do BRT e do Terminal Mané Dendê

28 de Julho de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024