Deputado Samuel Júnior celebra proibição do uso de pistolas de água no Carnaval e cobra fiscalização efetiva
O deputado Samuel Júnior (Republicanos-BA), que chegou a apresentar um projeto de lei na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), em 2023, para proibir o uso de “pistolas de água ou similares” em festas populares na Bahia, a exemplo do Carnaval, comemorou a assinatura da regulamentação da Lei 14.584 de 2 de junho de 2023 pelo governo do Estado, e cobrou que sejam realizadas fiscalizações efetivas para coibir e apreender os objetos em casos de descumprimento.
“Na proposta que elaboramos, prevíamos uma multa de R$ 5 mil, por ocorrência, para quem descumprir a lei e, em caso de reincidência, o valor seria dobrado, então, espero que realmente haja uma fiscalização efetiva nesses casos por parte da Secretaria de Segurança Pública (SSP). Estaremos vigilantes para que esse trabalho seja executado com a devida atenção, e assim evitarmos mais casos de violência e assédio contra as mulheres”, cravou o parlamentar.
Conforme a SSP, a Polícia Militar, em conjunto com as demais forças de segurança que irão atuar no Carnaval de Salvador em 2024, realizarão um pente-fino e recolherão as pistolas de água que forem flagradas com os foliões. “A SSP prometeu agir, e o nosso papel é fiscalizar, então, vamos promover esse trabalho de observação, até mesmo para que possamos avaliar e debater na ALBA sobre a aplicação dessa lei, não só no Carnaval, mas nas demais festas populares da Bahia, que são muitas”, complementou Samuel Júnior.
Pistolas – A lei define como pistola de água “todo artefato, artesanal ou não, que acionado por mecanismo manual ou automatizado, dispare água ou outros líquidos”. Ela estabelece que blocos, agremiações e demais organizações devem adotar medidas para impedir o uso desses artefatos por seus foliões e associados, através de campanhas educativas e aplicação de penalidades aos infratores.
Foto: AscomALBA/AgênciaALBA
Outras notícias

Memorial Maria Odília recebe visitantes em abertura especial durante Circuito das Mulheres Negras
28 de Julho de 2025

O que o STF planeja fazer após Lula vetar aumento de deputados
28 de Julho de 2025

Mulher acusa cliente de efetuar disparo dentro de bar no Rio Vermelho
28 de Julho de 2025

Festa termina com duas pessoas baleadas em Sussuarana
28 de Julho de 2025

Prefeitura abre licitação para gestão de estações do BRT e do Terminal Mané Dendê
28 de Julho de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
