Alex Santana é co-autor de PEC que busca isenções tributárias para atividade religiosa
Em discussão na Câmara de Deputados, a Proposta de Emenda à Constituição 5/23, que visa ampliar a imunidade tributária conferida a templos de qualquer culto religioso, está prestes a ser aprovada.
A iniciativa tem a co-autoria do deputado baiano Alex Santana (Republicanos), em parceria com outros parlamentares, sendo Marcelo Crivella o signatário. A ideia é a proibir cobrança de tributos sobre bens ou serviços necessários à formação do patrimônio, à geração de renda e à prestação de serviços de todas as religiões.
Atualmente a Carta Magna dispõe uma imunidade restrita ao setor, considerado primordial para os serviços sociais em todas as cidades brasileiras. A PEC cobrirá a atuação de organizações assistenciais e beneficentes ligadas a confissões religiosas, como creches, asilos e comunidades terapêuticas, como ressaltado pelo deputado.
“Nós atuamos em diversas frentes, contra as mazelas que existem no país, na prevenção, orientação, cuidado e acolhimento. Em muitas regiões, somos o único espaço aberto que as pessoas encontram para conviver em harmonia e fora dos perigos. E isso tem custos tributados, o que não é correto e precisa ser corrigido”, explica Alex Santana.
A PEC 5/23 esteve no primeiro turno do plenário da Casa, mas precisou ser interrompido pela situação registrada em frente à sede do STF, no último dia 13. A pauta será trazida pela Mesa Diretora nos próximos dias.
Outras notícias

Mais progresso: Juazeiro recebe motoniveladora destinada pelo deputado Alex Santana em aniversário
18 de Julho de 2025

Em imersão com indígenas na Aldeia Multiétnica, consultora denuncia retrocesso ambiental proposto pelo PL da Devastação
16 de Julho de 2025

PL propõe Banco Municipal de Boas Práticas Educacionais em Salvador
16 de Julho de 2025

Usuários do Bolsa Família devem realizar acompanhamento nas unidades de saúde
11 de Julho de 2025

Leo Prates é destaque entre os “Cabeças do Congresso” e reforça força do trabalho coletivo
11 de Julho de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
