Projeto de Alex Santana que torna crime a violação de bagagem ou troca de etiquetas para o tráfico de drogas é aprovado
A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (10) projeto de lei, de autoria do deputado Alex Santana (Republicanos-BA), que prevê pena igual à de tráfico de drogas para quem viola bagagem com essa finalidade.
A proposta, de nº 2600/23 foi aprovada na forma do substitutivo do deputado Duarte Jr. (PSB-MA), que muda a lei do Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (Sisnad), e agora será enviada ao Senado Federal.
A pena para tráfico, produção ou venda de drogas, de reclusão de 5 a 15 anos, será aplicada aos casos de violação de etiquetas de bagagens ou a própria mala, como ocorreu recentemente no Brasil para traficar drogas em voos internacionais.
A violação envolve também a adulteração, falsificação ou troca de bagagem ou etiqueta, seja para traficar drogas, matéria-prima, insumo ou produto químico destinado à sua preparação. A regra valerá tanto para o transporte aéreo quanto para o rodoviário.
De acordo com o autor, a medida visa coibir estes tipos de crimes, que acabam utilizando de pessoas inocentes para transportar entorpecentes entre regiões e países, o que se tornou algo recorrente na rotina dos aeroportos em meio à crescente das organizações criminosas.
“Parte da população ficou temerosa em ter suas bagagens violadas para servir à logística do tráfico, principalmente após o caso de brasileiras presas injustamente com cocaína nas malas. Esse projeto deve reforçar a proteção da coletividade”, ressaltou Alex Santana.
Agravante – Se esse crime e outros previstos na lei forem cometidos na prestação dos serviços de transporte aéreo ou rodoviário ou de serviços auxiliares, a pena é aumentada de 1/6.
Entre esses crimes, os mais ligados ao novo tipificado pelo projeto são associação de duas ou mais pessoas para a prática do crime de tráfico, financiamento ou custeio dos crimes e colaborar como informante.
Outras notícias

Mais progresso: Juazeiro recebe motoniveladora destinada pelo deputado Alex Santana em aniversário
18 de Julho de 2025

Em imersão com indígenas na Aldeia Multiétnica, consultora denuncia retrocesso ambiental proposto pelo PL da Devastação
16 de Julho de 2025

PL propõe Banco Municipal de Boas Práticas Educacionais em Salvador
16 de Julho de 2025

Usuários do Bolsa Família devem realizar acompanhamento nas unidades de saúde
11 de Julho de 2025

Leo Prates é destaque entre os “Cabeças do Congresso” e reforça força do trabalho coletivo
11 de Julho de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
