Lula assegura construção da Ponte Salvador-Itaparica: 'Enfim, saiu'
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta quarta-feira (2), que “finalmente saiu a Ponte Salvador-Itaparica”. O novo vínculo entre governo da Bahia e concessionária chinesa foi assinado no início de junho.
De acordo com Lula, os trâmites estão acertados para construção da Ponte Salvador-Itaparica. “Finalmente saiu a ponte Itaparica. Essa ponte foi um parto difícil. O [ministro da Casa Civil] Rui Costa sabe o quanto ele sofreu. Quantas vezes eu falei [ao presidente da China, Xi Jinping]: 'Oh, meu amigo, e a nossa ponte?'", disse, em entrevista à TV Bahia.
Lula esteve nesta quarta em Salvador e participou do cortejo em celebração ao 2 de Julho. Antes, em entrevista, ele comentou sobre a Ponte Salvador-Itaparica. “A ponte será construída. O estudo da fundação está 100% pronto e vai começar [a obra]. Um investimento de R$ 11 bilhões e vai ser uma revolução para o desenvolvimento da Bahia" assegurou.
Projeto da Ponte Salvador-Itaparica | Foto: ascom
Contrato da Ponte Salvador-Itaparica
A revisão contratual ocorre após o Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA) aprovar um aditivo contratual entre o governo estadual e o consórcio responsável pela obra. Segundo o presidente do TCE, conselheiro Marcus Presídio, a concessão foi reduzida de 35 para 29 anos, enquanto o prazo de execução da ponte será de seis anos.
O ato de assinatura do novo vínculo ocorreu após intermediação do Tribunal de Contas do Estado (TCE-BA), que homologou, em fevereiro, a proposta de conciliação para execução da obra. Na ocasião, após reunião com o embaixador chinês no Brasil, Zhu Qingqiao, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) celebrou a assinatura do novo contrato.
“Agora é aguardar para que a empresa chinesa, que já fez a sondagem, faça o projeto executivo para que a gente possa continuar avançando com as ações do Governo do Estado para fazer a ponte Salvador-Itaparica acontecer. Vamos exigir que o projeto estabeleça ações para o turismo, a economia e a preservação da cultura. Vamos encurtar caminhos dentro da Bahia e também quanto à relação Brasil-China”, disse o governador.
Após a assinatura, os próximos passos são a elaboração do projeto executivo e a mobilização dos canteiros de obras nos municípios de Salvador e de Vera Cruz. De acordo com o contrato, as obras devem iniciar no prazo máximo de 12 meses. O sistema rodoviário será um novo vetor de distribuição de renda e vai impulsionar a economia de toda a Bahia, com geração de sete mil empregos.
A discussão contratual não impediu a continuidade da sondagem na Baía de Todos-os-Santos onde será construída a ponte. Em abril de 2025, após 12 meses, foi finalizada a sondagem. Durante a execução dos serviços foram mobilizadas mais de 300 pessoas, contratadas mais de 20 empresas baianas e investidos R$ 200 milhões. A sondagem da Ponte Salvador-Itaparica obteve recordes: foi a primeira no Brasil a atingir 200 metros de profundidade para coleta de material intacto no solo marinho.
Em agosto de 2024, o TCE instaurou o processo de Solução Consensual de Controvérsias e Prevenção de Conflitos. Durante três meses, a Corte presidiu inúmeras reuniões com representantes da Concessionária, governo e técnicos do tribunal que possibilitaram fazer a proposta de conciliação.
Lula durante visita a Salvador | Foto: Ricardo Stuckert / PR
Outras notícias

Em imersão com indígenas na Aldeia Multiétnica, consultora denuncia retrocesso ambiental proposto pelo PL da Devastação
16 de Julho de 2025

PL propõe Banco Municipal de Boas Práticas Educacionais em Salvador
16 de Julho de 2025

Usuários do Bolsa Família devem realizar acompanhamento nas unidades de saúde
11 de Julho de 2025

Leo Prates é destaque entre os “Cabeças do Congresso” e reforça força do trabalho coletivo
11 de Julho de 2025

Marcelle Moraes comemora aprovação nacional de lei que proíbe testes cosméticos em animais
10 de Julho de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
