Comissão aprova texto de Leo Prates à proposta que beneficia contribuinte com dependente com deficiência
A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência aprovou nesta terça-feira (9), com substitutivo do deputado Leo Prates (PDT-BA), o Projeto de Lei 1508/25, que estabelece benefícios fiscais no Imposto de Renda da Pessoa Física – IRPF, para contribuintes com dependentes com deficiência.
O texto de Leo Prates altera o projeto original para aperfeiçoá-lo quanto à técnica legislativa e alinhá-lo à Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência – LBI e a outras normas, com o intuito de evitar a má interpretação da lei.
Pela nova proposta, na determinação da base de cálculo sujeita à incidência mensal do imposto de renda de que trata a Lei 9.250/98, será incidida a dedução tripla ao contribuinte que tiver dependente com deficiência, incluindo pessoas com Transtorno do Espectro Autista – TEA, desde que caracterizada a situação de deficiência.
Ainda pelo substitutivo, não serão aplicadas as deduções previstas na lei do IRPF relativas a pagamentos de despesas com instrução de pessoa com deficiência efetuados a estabelecimentos de estudos, em qualquer grau de ensino, bem como à educação profissional, compreendendo o ensino técnico e o tecnológico.
“A proposição acolhe demanda legítima de famílias que enfrentam sobrecarga financeira para assegurar o cuidado, tratamento e inclusão de seus dependentes. Além disso, promove justiça fiscal ao considerar o princípio da equidade, reconhecendo que contribuintes em situações desiguais devem receber tratamento tributário diferenciado”, justifica Prates.
Tramitação: O projeto vai ser analisado agora pelas comissões de Finanças e Tributação (mérito) e Constituição e Justiça e de Cidadania.
Ascom Lid./PDT
Outras notícias
Comércio terá mudanças viárias durante a Festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia
05 de Dezembro de 2025
Prefeitura inicia projeto de fortalecimento da Atenção Primária em parceria com o IEPS e instituições nacionais
05 de Dezembro de 2025
Muniz diz que Cine Excelsior ainda pode ser recuperado para nova sede da Câmara de Salvador
05 de Dezembro de 2025
Natal no Centro Histórico terá esquema de segurança reforçado com reconhecimento facial, revistas e monitoramento
05 de Dezembro de 2025
Otto Filho já tem maioria assegurada para ocupar vaga no TCE-BA
05 de Dezembro de 2025
Do amor à indecisão 09 de Março de 2018
TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023
Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019
Guns N’ Roses inicia venda de ingressos para show em Salvador; confira valores 03 de Dezembro de 2025