Leo Prates defende debate responsável e gradual sobre redução da jornada de trabalho em seminário na Bahia
Em meio às discussões sobre o futuro das relações trabalhistas no Brasil, o deputado federal Leo Prates (PDT-BA), presidente da Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados, participou nesta quinta-feira (30) do seminário “Alternativas para o fim da escala 6x1”, realizado na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), em Salvador.
O evento, promovido pela Subcomissão de Jornada de Trabalho (Subjorna), reuniu representantes do governo, de centrais sindicais, do setor empresarial e da sociedade civil para discutir modelos alternativos à tradicional escala 6x1, que prevê seis dias consecutivos de trabalho para um de descanso.
Durante o encontro, Leo Prates destacou a importância de construir o debate de forma responsável e participativa, considerando tanto a valorização do trabalhador quanto o equilíbrio para as empresas. “Nosso papel é ouvir todos os setores: trabalhadores, empresários e especialistas, para encontrar um modelo que seja sustentável e garanta qualidade de vida. É perfeitamente possível avançar em uma redução gradual da jornada, desde que o processo seja responsável e não gere desemprego. Esse é o espírito da Comissão do Trabalho: construir consensos e preparar o país para o futuro”, afirmou o parlamentar.
A presidente da subcomissão, deputada Érika Hilton (PSOL-SP), agradeceu a receptividade de Prates e ressaltou que a Bahia é um território simbólico para o debate sobre a redução da jornada. “Quero agradecer ao deputado Leo por nos receber aqui em Salvador. O Brasil inteiro está atento a essa discussão. Nosso intuito é ouvir todos os lados, governo, setor patronal e trabalhadores, para que o texto final seja equilibrado e represente os diversos interesses da sociedade”, disse.
O relator da subcomissão, deputado Luiz Gastão (PSD-CE), também elogiou a condução da Comissão de Trabalho e afirmou seu compromisso com o debate. “A Comissão presidida por Leo Prates tem sido exemplo de produtividade e diálogo. Temos um desafio enorme pela frente, mas não podemos avançar sem reconhecer o valor social das empresas que mantêm empregos e garantem renda aos trabalhadores”, afirmou.
Também estiveram presentes os deputados estaduais Hilton Coelho (PSOL-BA), Fabiola Mansur (PSB-BA) e Olívia Santana (PCdoB-BA), além das deputadas federais Lídice da Mata (PSB-BA) e Ivoneide Caetano (PT-BA).
Outras notícias
Comércio terá mudanças viárias durante a Festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia
05 de Dezembro de 2025
Prefeitura inicia projeto de fortalecimento da Atenção Primária em parceria com o IEPS e instituições nacionais
05 de Dezembro de 2025
Muniz diz que Cine Excelsior ainda pode ser recuperado para nova sede da Câmara de Salvador
05 de Dezembro de 2025
Natal no Centro Histórico terá esquema de segurança reforçado com reconhecimento facial, revistas e monitoramento
05 de Dezembro de 2025
Otto Filho já tem maioria assegurada para ocupar vaga no TCE-BA
05 de Dezembro de 2025
Do amor à indecisão 09 de Março de 2018
TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023
Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019
Guns N’ Roses inicia venda de ingressos para show em Salvador; confira valores 03 de Dezembro de 2025