Governo propõe aulas teóricas da CNH no Ensino Médio e prevê redução de até 80% no custo da habilitação
Após o aval do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o fim da obrigatoriedade das aulas em autoescola no processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o Ministério dos Transportes apresentou um novo projeto que prevê a oferta das aulas teóricas diretamente no Ensino Médio, como atividade extracurricular.
Segundo a pasta, a iniciativa busca aproximar a educação para o trânsito do ambiente escolar e ampliar o acesso dos jovens ao conteúdo obrigatório para a primeira habilitação. Além das escolas, o curso teórico poderá ser realizado nas Escolas Públicas de Trânsito (EPTs), em autoescolas e em uma plataforma digital disponibilizada pelo próprio ministério.
O projeto também autoriza que professores do ensino médio, além de instrutores de trânsito, ministrem as aulas teóricas, desde que passem por capacitação conforme as normas da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). O conteúdo programático será definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Para obter o certificado, válido em todo o país, os alunos deverão cumprir pelo menos 75% de frequência. O documento será registrado no Registro Nacional dos Condutores (Renach) e poderá ser utilizado futuramente no processo de habilitação. Hoje, segundo dados do Ministério dos Transportes, 51% dos jovens entre 18 e 24 anos ainda não possuem CNH.
Paralelamente, o governo federal avança com a proposta de permitir que brasileiros obtenham a CNH sem a obrigatoriedade de frequentar autoescola. O presidente já deu anuência inicial, e o próximo passo será a realização de uma audiência pública organizada pelo Ministério dos Transportes. A expectativa é de que as mudanças comecem a valer ainda em 2025 e que os cursos teóricos oferecidos pelo governo sejam gratuitos.
O ministério também anunciou regras para a atuação de instrutores autônomos de trânsito, que poderão oferecer aulas práticas independentemente das autoescolas — mais uma alteração prevista no novo modelo de habilitação em estudo.
Outras notícias
Comércio terá mudanças viárias durante a Festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia
05 de Dezembro de 2025
Prefeitura inicia projeto de fortalecimento da Atenção Primária em parceria com o IEPS e instituições nacionais
05 de Dezembro de 2025
Muniz diz que Cine Excelsior ainda pode ser recuperado para nova sede da Câmara de Salvador
05 de Dezembro de 2025
Natal no Centro Histórico terá esquema de segurança reforçado com reconhecimento facial, revistas e monitoramento
05 de Dezembro de 2025
Otto Filho já tem maioria assegurada para ocupar vaga no TCE-BA
05 de Dezembro de 2025
Do amor à indecisão 09 de Março de 2018
TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023
Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019
Guns N’ Roses inicia venda de ingressos para show em Salvador; confira valores 03 de Dezembro de 2025