Prefeito Bruno Reis recebe prêmio da Defensoria Pública e destaca papel da instituição na garantia de direitos

O prefeito de Salvador, Bruno Reis, foi um dos homenageados na celebração dos 40 anos da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA), realizada nesta terça-feira (3), no Trapiche Barnabé, no bairro do Comércio. O chefe do Executivo municipal recebeu o reconhecimento pela ‘Relevante Atuação Pública e pelo Compromisso com a Cidadania e Inclusão Social’, honraria entregue pela instituição durante o evento.

Ao receber o prêmio, Bruno Reis destacou o papel essencial da Defensoria Pública na promoção da justiça social e na garantia de direitos para a população mais vulnerável. “A Defensoria abre as portas para quem não pode pagar por uma advocacia privada, para quem vive na periferia e muitas vezes enxerga o sistema de Justiça como algo distante e inacessível. É a instituição que assegura os direitos dos mais pobres e fortalece o desenvolvimento da nossa cidade e do nosso estado”, afirmou o prefeito.

Bruno comentou ainda sobre a sua relação histórica com a categoria e a instituição. “Desde o período em que fui deputado estadual, sempre defendi melhores condições de trabalho e valorização para os defensores públicos. Recebo esta homenagem com alegria, em nome da cidade de Salvador”, completou.

À imprensa presente no local, o prefeito ressaltou a importância da recém-sancionada Lei nº 541/2025, que institui o Prêmio Wanda Chase, que premiará blocos afro que desfilam no Carnaval da capital baiana, e confirmou que o Plano Municipal de Segurança Pública será encaminhado à Câmara Municipal ainda este ano.

“A Lei Wanda Chase valoriza ainda mais os blocos afro, suas linhagens e toda a importância cultural que carregam. Eles representam a força da nossa negritude, se fortalecem nas periferias e fazem do Carnaval o grande palco para defender as suas bandeiras e levar alegria a milhares de foliões”, afirmou.

Sobre o Plano Municipal de Segurança Pública, o prefeito confirmou que está em fase final de ajustes e deverá ser enviado para apreciação dos vereadores nos próximos dias. “A partir daí, os vereadores poderão apresentar contribuições e sugestões antes da votação final. Restam cerca de duas semanas para o fim do exercício legislativo, então se os vereadores considerarem necessário ampliar a discussão, nós compreenderemos. Muitas das ações previstas já estão em curso e isso não compromete o andamento do plano”, finalizou.

Outras notícias

CIDADE

Comércio terá mudanças viárias durante a Festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia

05 de Dezembro de 2025

SAÚDE

Prefeitura inicia projeto de fortalecimento da Atenção Primária em parceria com o IEPS e instituições nacionais

05 de Dezembro de 2025

POLÍTICA

Muniz diz que Cine Excelsior ainda pode ser recuperado para nova sede da Câmara de Salvador

05 de Dezembro de 2025

CIDADE

Natal no Centro Histórico terá esquema de segurança reforçado com reconhecimento facial, revistas e monitoramento

05 de Dezembro de 2025

POLÍTICA

Otto Filho já tem maioria assegurada para ocupar vaga no TCE-BA

05 de Dezembro de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Guns N’ Roses inicia venda de ingressos para show em Salvador; confira valores 03 de Dezembro de 2025

Mãe de Mel Maia é encontrada morta no Rio de Janeiro 28 de Novembro de 2025