Governador destaca prioridades do Estado na abertura dos trabalhos legislativos na Alba

A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) abriu oficialmente, na manhã desta terça-feira (3), os trabalhos parlamentares de 2026 com a Solenidade de Instalação da 4ª Sessão Legislativa da 20ª Legislatura, em Salvador. A cerimônia reuniu deputados estaduais, autoridades e representantes dos poderes Executivo e Judiciário. Na ocasião, o governador Jerônimo Rodrigues deixou sua mensagem ao Parlamento e à sociedade baiana, reafirmando o compromisso com o diálogo institucional e apontando segurança pública, saúde e educação como eixos centrais da atuação do governo neste ano.

Ao se dirigir aos parlamentares, Jerônimo destacou a importância da convivência democrática e do respeito entre os poderes. “Quando me dirijo a esta Casa, o faço com inteiro senso de responsabilidade histórica e institucional. Nosso compromisso é com o diálogo franco, respeitoso e permanente, porque é assim que fortalecemos a democracia e entregamos melhores resultados para o povo da Bahia”, afirmou.

Entre os destaques da mensagem, Jerônimo reforçou os avanços na área da segurança pública, defendendo uma política firme e responsável. “Defendemos uma polícia forte, moderna e bem estruturada, que enfrente o crime organizado com inteligência, investigação e dentro da legalidade. Segurança pública e direitos humanos são faces da mesma moeda”, pontuou. O governador lembrou que, em 2025, a Bahia registrou redução de 13% nas mortes violentas, o menor índice dos últimos 19 anos.

Na saúde, o chefe do Executivo destacou o fortalecimento da rede estadual, com investimentos históricos. Entre 2023 e 2025, foram aplicados mais de R$ 34 bilhões no setor, resultando na ampliação de leitos, construção de novos hospitais regionais e fortalecimento da atenção básica. “Queremos que as pessoas sintam que o Estado está presente, que a saúde está mais perto e que a vida delas tem valor”, afirmou.

Já na educação, Jerônimo enfatizou a expansão da rede de ensino em tempo integral, que hoje conta com quase 750 unidades escolares em 394 municípios, formando a maior rede pública dessa modalidade no Brasil. “Investir em educação é cuidar da juventude e garantir futuro. É dizer, na prática, que o Estado acredita nos seus jovens”, declarou.

A presidente da Alba, deputada Ivana Bastos, destacou a importância da mensagem do governador e o papel do Legislativo no fortalecimento das políticas públicas. “Esta Casa seguirá cumprindo sua missão de representar o povo baiano, com responsabilidade, diálogo e compromisso com o desenvolvimento do estado. A mensagem do governador reforça a importância da união institucional para enfrentarmos os desafios de 2026”, afirmou.

Outras notícias

CIDADE

Simm oferece 369 vagas para esta sexta-feira (26)

26 de Junho de 2026

POLÍTICA

João Cláudio Bacelar homenageia presidente da CTB com Medalha Thomé de Souza

25 de Junho de 2026

SAÚDE

Prefeitura de Salvador amplia assistência pediátrica com início das atividades de dois Gripários na rede municipal

25 de Junho de 2026

CIDADE

Queda de árvore bloqueia rua no Rio Vermelho e afeta trânsito na região

25 de Junho de 2026

ESPORTE

Contagem regressiva: falta um ano para Salvador receber a Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027

25 de Junho de 2026

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

Advogado baiano viraliza ao retratar com humor o cotidiano da profissão 06 de Maio de 2026

TJBA lança app para vítimas pedirem medida protetiva, nesta segunda-feira 09 de Março de 2026

Amado Batista é condenado por morte de criança dentro de sua fazenda 25 de Junho de 2026

Maria Bethânia celebra 80 anos e recebe homenagens de fãs e artistas 18 de Junho de 2026