Renan Calheiros chama Michel Temer de “líder de facção”

FOTO REPRODUÇÃO 

“Ninguém aguenta mais o governo”. Foi o que disse o ex-líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (PMDB), em entrevista para o jornal “Folha de S.Paulo”, publicada nesta segunda-feira (10). O peemedebista chega a chamar o presidente Michel Temer (PMDB) de “líder da facção”, que inclui também o deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB).

Renan ainda compara Temer a um “piloto de um avião sem plano de voo”. Para ele, o “maior equívoco” do presidente foi defender “uma agenda unicamente do mercado”.

Diante desse cenário, Renan diz que o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), é uma alternativa constitucional à “inevitável travessia de governo”. Ele considera o parlamentar como “um bom político” e vê a transição como um “primeiro e decisivo passo que nós deveremos fazer”.

O senador, que na época da aprovação do impeachment defendeu Temer como uma solução para o país, explica sua mudança de discurso. “Num primeiro momento, foi alívio e alguma esperança. Aí acontece um desastre: o avião entra numa tempestade e um raio fora do radar atinge as duas asas. O avião fica sem asas e sem turbina, o comandante passa a navegar por instrumentos e quem tenta alertá-lo passa a ser considerado inconveniente. Ele continua com a mão no manche, pisa cada vez mais fundo, e os passageiros começam a perceber que o comandante não tem noção do que acontece fora da cabine e o que querem fazer é tirar de qualquer forma o piloto porque a turbulência está cada vez mais insuportável. Ninguém aguenta mais”, afirma.

Para justificar sua postura, o alagoano argumenta que a administração de Temer não cumpriu o prometido de estabilizar a política e a economia do país após a saída de Dilma Rousseff (PT).

Outras notícias

POLÍTICA

Samuel Jr. fala em “ditadura do Judiciário” após prisão domiciliar de Bolsonaro e cobra reação da sociedade

07 de Agosto de 2025

EDUCAÇÃO

Tainara Ferreira comenta ataques a Lucas Pizane e critica silenciamento de homens vítimas de assédio

07 de Agosto de 2025

Coautora do livro 'O Futuro das Novas Masculinidades', especialista explicou em vídeo sobre os impactos desses atos na sociedade, independente do gênero.

SAÚDE

Centro de Saúde em Salvador realiza ações educativas sobre hepatites e câncer de cabeça e pescoço

07 de Agosto de 2025

CIDADE

Transalvador altera trânsito no Pelourinho para realização da Flipelô

06 de Agosto de 2025

SAÚDE

“Cantinho da Amamentação” é inaugurado na Unidade Saúde da Família (USF) São Marcos

06 de Agosto de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024