Sessão que vota empréstimo de US$ 400 mi na Assembleia passa de 22 h
Os deputados da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) estão reunidos em sessão há mais de 22 horas na manhã desta terça-feira (6). A sessão que começou às 9h45 de segunda (5) continua na manhã desta terça, após os parlamentares de oposição ao governo estadual obstruírem a pauta de votação. A Casa aprecia dois projetos oriundos do Executivo: a autorização de empréstimo de US$ 400 milhões ao governo estadual e alteração do regime de Previdência do servidor.
O líder da minoria, Sandro Régis (DEM), justifica que os oposicionistas tentaram impedir a votação do empréstimo porque faltariam informações importantes no projeto. “Esse projeto não tem informação sobre como o Estado vai pagar e como será aplicado o empréstimo. A gente não concorda”, diz. Ele conta que os parlamentares não chegaram a dormir e viraram a noite no plenário.
Já a liderança do governo, Zé Neto (PT), defende que a obstrução da oposição é legítima. “No empréstimo, para autorização é necessário que conste linhas gerais. Essa autorização vai ser formulada junto ao agente financeiro. Depois que conseguir o valor é que vai adequar aos projetos do governo. Aí você cria o projeto para isso”, afirma.
Ele ainda argumenta que a mudança nas regras da Previdência são necessárias para desonerar o Estado, a exemplo do aumento do tempo mínimo de casamento para receber pensão por morte. “Estamos adequando a lei estadual ao que está sendo aplicado em nível federal”, justifica. A sessão que começou na manhã de segunda já aprovou o projeto que determina a inscrição de créditos não tributários na dívida ativa do Estado.
Outras notícias

Mais progresso: Juazeiro recebe motoniveladora destinada pelo deputado Alex Santana em aniversário
18 de Julho de 2025

Em imersão com indígenas na Aldeia Multiétnica, consultora denuncia retrocesso ambiental proposto pelo PL da Devastação
16 de Julho de 2025

PL propõe Banco Municipal de Boas Práticas Educacionais em Salvador
16 de Julho de 2025

Usuários do Bolsa Família devem realizar acompanhamento nas unidades de saúde
11 de Julho de 2025

Leo Prates é destaque entre os “Cabeças do Congresso” e reforça força do trabalho coletivo
11 de Julho de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
