Seminário Nacional discute aumento da representatividade de pessoas negras na política
FOTO: REPRODUÇÃO
Hoje, apenas 4% dos assentos da Câmara Federal são ocupadas por deputados declaradamente negros e os 11 candidatos à presidência da república nas próximas eleições são pessoas brancas, de acordo o TSE
Traçar estratégias para o aumento do número de pessoas negras e de outras minorias sociais em cargos do alto escalão do Executivo e do Legislativo, bem como debater a sub-representação afrodescendente nas esferas de poder. Esse é o objetivo do Seminário Nacional Representação Política e Ações Afirmativas que teve abertura oficial na tarde desse sábado (11), em Salvador.
Um dos palestrantes do evento, o presidente do Partido Popular Socialista (PPS), Joceval Rodrigues, destacou que tanto o Estado quanto à sociedade civil organizada devem intensificar a mobilização para ampliar a representatividade da população negra dentro dos espaços políticos no país.
“Hoje, 4% dos assentos da Câmara Federal são ocupadas por deputados declaradamente pretos e os 11 candidatos à presidência da república nas próximas eleições são pessoas brancas, de acordo o TSE. É para reverter essa realidade que é replicada nos Estados e Municípios Brasil afora que o Poder Público e entidades organizadas devem investir em ações que promovam a equidade racial”, afirmou.
Como vereador de Salvador, Joceval utilizou o mandato para implementar dispositivos legais que incentivam a igualdade racial como a lei que institui a criação do Programa Municipal do Afroempreendedor, que favorece empresas certificados com Selo de Diversidade Étnico Racial em licitações públicas, auxiliando na geração de em de emprego e renda, que reserva 30% de cotas em concursos para negros, entre outras.
O evento que reuniu professores e pesquisadores de universidades brasileiras, além de agentes políticos de representação afrodescendente, segue nesse domingo (12), a partir das 9 horas, no Hotel Portobello, localizado na Avenida Oceânica, 2275, Ondina. O evento é totalmente gratuito e aberto ao público em geral.
Outras notícias

Salvador pode ganhar hortas comunitárias e escolares para cultivo de cogumelos e incentivo à alimentação saudável
15 de Agosto de 2025

Marcell Moraes defende investimentos no kart para impulsionar esporte e economia em Salvador
14 de Agosto de 2025

Samuel Júnior defende postura responsável da oposição em debates sobre segurança após posicionamento de Jerônimo
12 de Agosto de 2025

Cardeal da Silva anuncia implantação de 20 casas populares em parceria com o Ministério das Cidades
11 de Agosto de 2025

Samuel Jr. fala em “ditadura do Judiciário” após prisão domiciliar de Bolsonaro e cobra reação da sociedade
07 de Agosto de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
