Projeto que cria Conselho Municipal de Bem Estar Animal é votado nesta terça-feira (11)
Foto: Reprodução
A Câmara de Vereadores de Salvador irá votar nesta terça-feira (11) o Substitutivo ao projeto de lei Nº 297/2018 de autoria da Prefeitura de Salvador junto com a vereadora Marcelle Moraes (sem partido), que trata da defesa dos direitos dos animais na cidade.
A principal mudança em comparação com o texto inicial, é que os processos relacionados a essa área vão ficar sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) em vez da Secretaria da Cidade Sustentável e Inovação (Secis).
A mudança aconteceu a pedido da vereadora Marcelle Moraes (sem partido), visando ter mais autonomia nas demandas da causa animal. “Não se pode mais ignorar direitos e garantias dos bichos, principalmente em uma capital, quando a população de animais de rua é muito grande. Esse projeto evidencia a necessidade de segmentar um grupo para que atue com ações de orientação aos cidadãos e proponha projetos de acordo com as necessidades da causa animal. Além disso, poderão zelar pelo cumprimento das leis de proteção animal, e que combatam a violação, acionando as autoridades competentes” salientou.
O Conselho Municipal Bem Estar, Proteção e Defesa dos Animais e a Coordenadoria de Políticas Públicas, sugerido pelo então vereador e hoje deputado estadual Marcell Moraes (PSDB), também estão na pauta. “Com a criação do Conselho Municipal, a cidade ganhará um fórum permanente para discutir e tratar das questões de defesa dos animais. Temos adotado uma série de iniciativas para auxiliar nas tratativas dos bichos desde o Castramóvel, que foi uma estratégia de ação pioneira na Bahia e agora, o conselho vai participar ativamente execução prática de projetos voltados para a proteção dos animais”, explicou a vereadora.
A prefeitura de Salvador oferta serviços de castração e vacinação antirrábica desde 2013 alcançando a marca de 926 mil cães e gatos vacinados e 64 mil castrações. Com essas ações do município é possível obter um maior o controle de natalidade e combate a reprodução descontrolada dos animais, evitando o abandono em via pública.
Outras notícias

'Auxílio Mobilidade': desempregados podem ter transporte grátis em Salvador
18 de Agosto de 2025

Agosto Lilás: campanha leva feira, palestras e serviços ao Center Lapa até o dia 22
18 de Agosto de 2025

Leo Prates participa de audiência pública para debater aviação regional em Vitória da Conquista
18 de Agosto de 2025

Salvador pode ganhar hortas comunitárias e escolares para cultivo de cogumelos e incentivo à alimentação saudável
15 de Agosto de 2025

Marcell Moraes defende investimentos no kart para impulsionar esporte e economia em Salvador
14 de Agosto de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
