Após aprovação de Conselho Municipal de animais em Salvador, Senado aprova aumento de pena para maus tratos dos bichos
FOTO: Reprodução
A última terça-feira (11) ficará na história da causa animal no Brasil. No mesmo dia, a Câmara Municipal de Salvador aprovou o projeto de lei Nº 297/18 da vereadora Marcelle Moraes que cria Conselho Municipal de proteção aos animais e logo após o Plenário do Senado ampliou a pena para o crime de maus-tratos a animais (PLS 470/2018) em todo território nacional.
“Esse reconhecimento dos direitos dos animais na pauta no legislativo em âmbito municipal e nacional é uma vitória enorme. É assim que se deve trabalhar daqui para frente mobilizando todas as esferas quanto a sistematização de políticas públicas em prol dos bichos que será referência para todo o Brasil” comemorou a vereadora Marcelle Moraes.
O projeto de aumento de pena para maus-tratos no Senado tramitou em caráter de urgência. Hoje, a pena prevista é de 3 meses a um ano de detenção, além de multa. Com o projeto, a pena agora será de 1 a 4 anos de detenção, com a possibilidade de multa mantida. O texto também estabelece punição financeira para estabelecimentos comerciais que concorrerem para o crime e segue agora para a análise da Câmara dos Deputados.
“Não podemos esquecer da morte injusta e cruel do cão em Osasco, no estacionamento do Carrefour. Esse tipo de brutalidade tem que ser punido de forma rigorosa para que as pessoas criem a consciência de responsabilidade de que se trata de uma vida e não um objeto” pontuou a parlamentar.
Já Salvador será a primeira capital a criar um Conselho de Proteção e Defesa dos Animais e uma Diretoria Animal. Com isso, um fórum permanente irá discutir e tratar das questões de defesa dos animais. O texto segue para sanção do Prefeito ACM Neto.
Outras notícias

'Auxílio Mobilidade': desempregados podem ter transporte grátis em Salvador
18 de Agosto de 2025

Agosto Lilás: campanha leva feira, palestras e serviços ao Center Lapa até o dia 22
18 de Agosto de 2025

Leo Prates participa de audiência pública para debater aviação regional em Vitória da Conquista
18 de Agosto de 2025

Salvador pode ganhar hortas comunitárias e escolares para cultivo de cogumelos e incentivo à alimentação saudável
15 de Agosto de 2025

Marcell Moraes defende investimentos no kart para impulsionar esporte e economia em Salvador
14 de Agosto de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
