Prefeitura usará todo arsenal para cobrar inadimplentes do IPTU, diz Paulo Souto
O secretário municipal da Fazenda, Paulo Souto, disse que a arrecadação do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) ficou estagnada no ano passado. Em entrevista à Tribuna, o gestor atribuiu a baixa arrecadação a um fator: a redução do poder aquisitivo das pessoas.
“Ficou estagnado porque houve certa inadimplência. Sem dúvida, a redução do poder aquisitivo fez com que algumas pessoas deixassem de pagar. Mas isso é uma ilusão, porque prefeitura vai usar todo o arsenal para cobrar”, frisou.
O gestor da pasta negou que o aumento do imposto provocou a queda na arrecadação, como avalia a oposição. “Não tem nada disso. Em 2014, teve um aumento em relação a 2013. Então, [o que diz oposição] não é verdade. É um argumento inconsistente”, rebateu. Conforme destacou o secretário, o imposto teve uma correção este ano de 10,1%, um pouco abaixo da inflação oficial de 10,7%. “Foi mantido o desconto para quem pagar à vista. Mantivemos também o desconto de 10%, que terminaria este ano, para quem se recadastrou em 2014 e 2015. E a prefeitura também manteve a isenção do IPTU para imóveis avaliados até R$ 88 mil”, pontuou.
Ainda na entrevista, o secretário disse que se o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) derrubar o IPTU a situação vai agravar. De acordo com ele, o tributo representa hoje 28% dos impostos municipais. “É uma fatia significativa da receita. Nós estamos atravessando um momento difícil. Se isto vier a acontecer, vai agravar e muito a situação. Não tenha dúvida”, afirmou.
Sobre as perspectivas para a situação financeira de 2016, Paulo Souto foi taxativo: “é incógnita”. O secretário fez questão de ressaltar, no entanto, que apesar da crise econômica e política, o município conseguiu manter o equilíbrio financeiro no ano passado. “Fizemos todo um sacrifício para pagar os funcionários em dias e os fornecedores. Todos os projetos em andamento estão assegurados e os novos que foram anunciados também”, destacou.
Fonte: BocãoNews
Outras notícias
Comércio terá mudanças viárias durante a Festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia
05 de Dezembro de 2025
Prefeitura inicia projeto de fortalecimento da Atenção Primária em parceria com o IEPS e instituições nacionais
05 de Dezembro de 2025
Muniz diz que Cine Excelsior ainda pode ser recuperado para nova sede da Câmara de Salvador
05 de Dezembro de 2025
Natal no Centro Histórico terá esquema de segurança reforçado com reconhecimento facial, revistas e monitoramento
05 de Dezembro de 2025
Otto Filho já tem maioria assegurada para ocupar vaga no TCE-BA
05 de Dezembro de 2025
Do amor à indecisão 09 de Março de 2018
TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023
Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019
Guns N’ Roses inicia venda de ingressos para show em Salvador; confira valores 03 de Dezembro de 2025