SMS adquire novos equipamentos de Raio X para UPAs de Salvador

Dando continuidade às iniciativas que visam proporcionar qualidade no serviço e diagnóstico, a Secretaria Municipal da Saúde de Salvador iniciou a substituição de aparelhos de Raio X das unidades de pronto atendimento 24h. A entrega do primeiro novo equipamento com tecnologia aconteceu nesta quarta-feira (21), na UPA Adroaldo Albergaria, em Periperi, Subúrbio Ferroviário.
“A falta de equipamentos compromete o acesso igualitário à saúde e a efetividade dos cuidados prestados. Por isso, a compra, modernização e substituição são necessárias para acompanhar o progresso tecnológico e científico, bem como atender às demandas crescentes da população. Começamos pela UPA Adroaldo Albergaria, pela simbologia de ser a primeira unidade de pronto atendimento 24 horas de Salvador e também pela urgência já que o equipamento da unidade estava quebrado, destacou a vice-prefeita e secretária municipal da Saúde, Ana Paula Matos.
Ao todo, foram adquiridos pela SMS com recursos próprios estimados em R$ 2,4 milhões de reais, 10 novos aparelhos de Raio X que substituirão, gradativamente, os equipamentos atuais. Até o final do mês, mais 03 UPAs serão beneficiadas, localizadas nos bairros de São Marcos, Bairro da Paz e Itapuã. No segundo semestre consta na programação outras seis unidades da rede. A UPA Santo Antônio, a maior do Norte-Nordeste e localizada no Largo de Roma já conta com o equipamento.
“A modernização dos equipamentos no SUS desempenha papel fundamental na melhoria da qualidade dos serviços e no atendimento eficiente às necessidades da população. O investimento na atualização tecnológica fortalece a infraestrutura, contribuindo para o tratamento eficaz das doenças. Embora o investimento inicial seja significativo, a substituição de equipamentos leva a uma diminuição dos gastos com manutenção e reparos constantes. Além disso, equipamentos modernos tendem a ser mais eficientes em termos de consumo de energia, contribuindo para a sustentabilidade ambiental”, finalizou a gestora da capital baiana.
A Secretária Municipal da Saúde destaca ainda que a modernização também desempenha um papel crucial na capacitação dos profissionais. Isso porque, através do uso de equipamentos atualizados, os colaboradores têm a oportunidade de aprimorar suas habilidades e conhecimentos, além de se manterem atualizados com as mais recentes técnicas e práticas diagnósticas, resultando em um melhor desempenho e na prestação de cuidados de saúde mais seguros e eficazes.
Outras notícias
Ypê amplia programa de troca e reembolso para produtos que seguem sob restrição da Anvisa
20 de Junho de 2026
São João altera trânsito em Salvador; confira as mudanças previstas para os festejos
20 de Junho de 2026
Governo confirma novo piso nacional de R$ 5,1 mil para professores da educação básica
20 de Junho de 2026
Dengue: Anvisa cria grupo para avaliar segurança da vacina do Butantan
19 de Junho de 2026
João Cláudio Bacelar destaca avanço das obras de mobilidade e requalificação urbana em Salvador
19 de Junho de 2026
Do amor à indecisão 09 de Março de 2018
Advogado baiano viraliza ao retratar com humor o cotidiano da profissão 06 de Maio de 2026
TJBA lança app para vítimas pedirem medida protetiva, nesta segunda-feira 09 de Março de 2026
Maria Bethânia celebra 80 anos e recebe homenagens de fãs e artistas 18 de Junho de 2026