Salvador marca presença no maior evento de gestão da saúde pública da América do Sul

Com o tema “O SUS que falta no Brasil”, acontece no Centro de Convenções de Goiânia (GO), o 37º Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) reunindo mais de 11 mil pessoas e representantes de 5568 municípios brasileiros, entre secretários, gestores e técnicos. A programação foi iniciada no domingo (16), com foco na rede de saúde mental e segue até o dia 19 tendo como pauta central a integralidade no SUS, perpassando pela atenção básica, média e alta complexidade, assistência farmacêutica e vigilância em saúde.

Presente no evento, a vice-prefeita e secretária de Saúde de Salvador, Ana Paula Matos, destacou a importância do congresso e parabenizou a nova diretoria do Conasems. “Trata-se do maior evento de gestão da saúde pública da América do Sul e o CONASEMS, mais uma vez, mostra seu comprometimento em auxiliar os municípios na formulação de estratégias para aperfeiçoar seus sistemas de saúde, através da troca de informações, experiências e cooperação técnica. Parabenizo a todos, em nome de Stela Souza, presidente do COSEMS Bahia, pelo nível da organização e escolha dos temas propostos. Que saiamos daqui ainda mais fortalecidos”, destacou Ana Paula Matos, que participa do Congresso como representante da capital baiana e membro do Conselho Nacional de Representantes Estaduais (CONARES).

O Congresso do CONASEMS propõe um aprofundamento nas possibilidades e estratégias para fortalecimento da contínua e permanente agenda de consolidação do SUS. Além da tradicional Feira SUS com stands do CONASEMS, COSEMS e expositores, a 37ª Edição do evento conta com diversas atividades como a Mostra Brasil, Aqui Tem SUS; Oficina Nacional do Projeto Imuniza SUS e painéis técnicos.

Na capital goiana, a vice-prefeita e secretária de Saúde foi recebida no Palácio das Esmeraldas, pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado, e o presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, Wilames Freire.

Imunização de Salvador

Entre as 450 estratégias de fortalecimento da imunização nos territórios municipais que serão apresentadas ao longo da programação na Oficina Nacional do Projeto Imuniza SUS, está a da Coordenação de Imunização da Diretoria de Vigilância da Saúde de Salvador. A coordenadora do setor, Doiane Lemos, foi a responsável pela apresentação do trabalho que descreveu as múltiplas estratégias adotadas no município para ampliação das coberturas vacinais, levando em consideração a identificação e priorização de problemas e desafios; além do envolvimento da sociedade científica e civil. Os melhores trabalhos serão premiados.

Outras notícias

SAÚDE

Ypê amplia programa de troca e reembolso para produtos que seguem sob restrição da Anvisa

20 de Junho de 2026

CIDADE

São João altera trânsito em Salvador; confira as mudanças previstas para os festejos

20 de Junho de 2026

POLÍTICA

Governo confirma novo piso nacional de R$ 5,1 mil para professores da educação básica

20 de Junho de 2026

SAÚDE

Dengue: Anvisa cria grupo para avaliar segurança da vacina do Butantan

19 de Junho de 2026

POLÍTICA

João Cláudio Bacelar destaca avanço das obras de mobilidade e requalificação urbana em Salvador

19 de Junho de 2026

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

Advogado baiano viraliza ao retratar com humor o cotidiano da profissão 06 de Maio de 2026

TJBA lança app para vítimas pedirem medida protetiva, nesta segunda-feira 09 de Março de 2026

Maria Bethânia celebra 80 anos e recebe homenagens de fãs e artistas 18 de Junho de 2026

Ex-affairs se revoltam após Vini Jr. negar ingressos para a Copa do Mundo, diz jornal 17 de Junho de 2026