Prefeituras-Bairro já realizaram mais de 200 mil atendimentos em saúde em 2023
Somente no primeiro semestre deste ano, as dez unidades administrativas da Prefeitura-Bairro em Salvador já realizaram mais de 200 mil atendimentos na área da saúde. Dentre os serviços realizados estão a emissão de Cartão SUS, dispensação de medicamentos e agendamento de consultas e exames.
Morador de Nova Brasília, o músico Julian Oliveira, de 37 anos, esteve na Prefeitura-Bairro de Itapuã, na manhã da quinta-feira (20), e aprovou o serviço. “Sempre estou por aqui para pegar tanto os meus medicamentos quanto os da família. Essa Prefeitura-Bairro é uma referência aqui na nossa região, pois sempre tem o medicamento que procuramos, além de ser bem perto de casa. É um serviço muito bom, pois ajuda tanto na saúde quanto no nosso bolso”, explica o rapaz.
O secretário de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro (SACPB) do município, Luciano Sandes, ressalta o número. "São mais de 200 mil atendimentos nas Prefeituras-Bairro apenas na área de saúde em 2023, o que demonstra a relevância das nossas unidades para o bem-estar dos cidadãos soteropolitanos. Vamos seguir trabalhando para o crescimento desse número, sempre atentos às necessidades da população”.
Especialidades – Quem procurar as farmácias das Prefeituras-Bairro da cidade encontrará medicamentos gratuitos para doenças como hipertensão e diabetes, além de anti-inflamatórios, antialérgicos, dentre outros. Para retirar os medicamentos, o usuário precisa ser maior de idade e ter em mãos a receita médica (original e cópia), Cartão SUS e documento de identificação.
As Prefeituras-Bairro também disponibilizam o serviço de marcação de exames e consultas médicas, sendo necessário que o cidadão apresente o Cartão SUS, RG, CPF, comprovante de residência e a guia da solicitação médica para efetuar a marcação. Consultas clínicas, ginecológicas, ressonâncias e ultrassonografias são algumas das especialidades oferecidas.
Para os usuários que desejam fazer a emissão ou segunda via do Cartão SUS, é preciso ter idade igual ou superior a 18 anos, ter em mãos documentos de identificação (original e xerox) e comprovante de residência registrado no nome do solicitante, ou de um parente de primeiro grau. Em caso de recém-nascido, o responsável deverá apresentar a certidão de nascimento e o comprovante de residência no nome dos pais ou, também, registrados no nome de parentes de primeiro grau, como avós e tios.
Reportagem: Letícia Silva/Secom PMS
Outras notícias

Projeto na Câmara busca responsabilizar empresas em casos de suicídio por assédio moral
22 de Agosto de 2025

Deputado baiano critica indiciamento de Silas Malafaia por se manifestar contra Alexandre de Moraes
21 de Agosto de 2025

Simm oferece 167 vagas para esta quarta-feira (20) Simm oferece 167 vagas para esta quarta-feira (20)
20 de Agosto de 2025

Operação Falso Crédito: trio é preso por fraudes contra idosos do INSS
20 de Agosto de 2025

Vitória retorna aos treinos com foco no jogo contra o Flamengo
20 de Agosto de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
