Profissionais do programa ‘Mais Médicos Para o Brasil’ são acolhidos pela SMS

A Secretaria Municipal da Saúde de Salvador (SMS) recepcionou e acolheu nesta terça-feira (5), os profissionais que atuam na Atenção Primária à Saúde (APS) do município, junto às equipes de saúde da família, através do programa ‘Mais Médicos Para o Brasil’. O evento foi realizado no auditório do Centro Universitário UniRuy – Wyden das 9h às 17h.

Durante o acolhimento, os médicos puderam entender um pouco mais sobre os processos e desafios enfrentados pela secretaria, a organização da rede de atenção à saúde do município de Salvador e as atribuições do profissional médico no contexto da APS, além de ressaltar o quão importante é a chegada desses profissionais nas unidades básicas para ampliar a promoção de diversos cuidados e bem-estar à população soteropolitana.

A vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos, recebeu os médicos e enfatizou a importância de um serviço humanizado para a comunidade. “Vocês vêm para somar no nosso time, com mais profissionais engajados e comprometidos com a promoção da saúde para a população mais necessitada. Precisamos garantir a universalidade do SUS, com um acompanhamento que sempre começa nas unidades básicas. O olho no olho, a escuta sensível pode melhorar, mudar e até salvar vidas, é assim que vamos enfrentar todos os desafios.”

“A Atenção Primária tem um potencial enorme e por isso estamos buscando cada vez mais aprimorar a nossa rede, para que possamos ter um sistema que flua bem, onde as pessoas consigam atendimento e orientações adequadas dentro da localidade onde vivem, desta forma vamos conseguir atingir muito mais gente e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida da população”, destacou o Diretor de Atenção Primária à Saúde, Augusto Vidreira.

O Mais Médicos compõe um conjunto de ações e iniciativas para o fortalecimento da APS na capital soteropolitana. A APS é a porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde (SUS), que está presente em todos os Distritos Sanitários e próxima de todas as comunidades. É neste atendimento que 80% dos problemas de saúde são resolvidos.

Atuando na Unidade de Saúde da Família (USF) de Nova Brasília há um mês, a médica Mariane Castro conta como tem sido sua experiência “O Mais Médicos nos dá a oportunidade de construir algo mais sólido, estreitar a relação com a comunidade, numa área que é tão importante e decisiva para que os outros setores funcionem, que é a APS. É um trabalho que eu faço com muita dedicação e carinho.”

Outras notícias

POLÍTICA

Samuel Jr. fala em “ditadura do Judiciário” após prisão domiciliar de Bolsonaro e cobra reação da sociedade

07 de Agosto de 2025

EDUCAÇÃO

Tainara Ferreira comenta ataques a Lucas Pizane e critica silenciamento de homens vítimas de assédio

07 de Agosto de 2025

Coautora do livro 'O Futuro das Novas Masculinidades', especialista explicou em vídeo sobre os impactos desses atos na sociedade, independente do gênero.

SAÚDE

Centro de Saúde em Salvador realiza ações educativas sobre hepatites e câncer de cabeça e pescoço

07 de Agosto de 2025

CIDADE

Transalvador altera trânsito no Pelourinho para realização da Flipelô

06 de Agosto de 2025

SAÚDE

“Cantinho da Amamentação” é inaugurado na Unidade Saúde da Família (USF) São Marcos

06 de Agosto de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024