Profissionais do programa ‘Mais Médicos Para o Brasil’ são acolhidos pela SMS

A Secretaria Municipal da Saúde de Salvador (SMS) recepcionou e acolheu nesta terça-feira (5), os profissionais que atuam na Atenção Primária à Saúde (APS) do município, junto às equipes de saúde da família, através do programa ‘Mais Médicos Para o Brasil’. O evento foi realizado no auditório do Centro Universitário UniRuy – Wyden das 9h às 17h.

Durante o acolhimento, os médicos puderam entender um pouco mais sobre os processos e desafios enfrentados pela secretaria, a organização da rede de atenção à saúde do município de Salvador e as atribuições do profissional médico no contexto da APS, além de ressaltar o quão importante é a chegada desses profissionais nas unidades básicas para ampliar a promoção de diversos cuidados e bem-estar à população soteropolitana.

A vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos, recebeu os médicos e enfatizou a importância de um serviço humanizado para a comunidade. “Vocês vêm para somar no nosso time, com mais profissionais engajados e comprometidos com a promoção da saúde para a população mais necessitada. Precisamos garantir a universalidade do SUS, com um acompanhamento que sempre começa nas unidades básicas. O olho no olho, a escuta sensível pode melhorar, mudar e até salvar vidas, é assim que vamos enfrentar todos os desafios.”

“A Atenção Primária tem um potencial enorme e por isso estamos buscando cada vez mais aprimorar a nossa rede, para que possamos ter um sistema que flua bem, onde as pessoas consigam atendimento e orientações adequadas dentro da localidade onde vivem, desta forma vamos conseguir atingir muito mais gente e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida da população”, destacou o Diretor de Atenção Primária à Saúde, Augusto Vidreira.

O Mais Médicos compõe um conjunto de ações e iniciativas para o fortalecimento da APS na capital soteropolitana. A APS é a porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde (SUS), que está presente em todos os Distritos Sanitários e próxima de todas as comunidades. É neste atendimento que 80% dos problemas de saúde são resolvidos.

Atuando na Unidade de Saúde da Família (USF) de Nova Brasília há um mês, a médica Mariane Castro conta como tem sido sua experiência “O Mais Médicos nos dá a oportunidade de construir algo mais sólido, estreitar a relação com a comunidade, numa área que é tão importante e decisiva para que os outros setores funcionem, que é a APS. É um trabalho que eu faço com muita dedicação e carinho.”

Outras notícias

POLÍTICA

João Cláudio Bacelar homenageia presidente da CTB com Medalha Thomé de Souza

25 de Junho de 2026

SAÚDE

Prefeitura de Salvador amplia assistência pediátrica com início das atividades de dois Gripários na rede municipal

25 de Junho de 2026

CIDADE

Queda de árvore bloqueia rua no Rio Vermelho e afeta trânsito na região

25 de Junho de 2026

ESPORTE

Contagem regressiva: falta um ano para Salvador receber a Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027

25 de Junho de 2026

SAÚDE

Academia Salvador do Dique do Tororó completa dois anos com mais de 100 mil atendimentos

25 de Junho de 2026

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

Advogado baiano viraliza ao retratar com humor o cotidiano da profissão 06 de Maio de 2026

TJBA lança app para vítimas pedirem medida protetiva, nesta segunda-feira 09 de Março de 2026

Amado Batista é condenado por morte de criança dentro de sua fazenda 25 de Junho de 2026

Maria Bethânia celebra 80 anos e recebe homenagens de fãs e artistas 18 de Junho de 2026