Memorial Maria Odília segue aberto para visitação pública
O Memorial Maria Odília, que homenageia a história da baiana e primeira médica negra do Brasil, segue aberto para visitação pública e gratuita, de terça à sexta-feira, das 10 às 17h, por meio de agendamento online obrigatório; já os agendamentos de grupos devem ser feitos por e-mail, indicando nome da instituição/escola, data, horário e número de pessoas interessadas.
A vice-prefeita de Salvador e secretária municipal de Saúde, Ana Paula Matos, ressalta a relevância do Memorial e reforça o convite para que estudantes e demais moradores da capital baiana visitem e conheçam o legado de Maria Odília. “A ESPS é um orgulho de Salvador, reunindo o que há de mais moderno para promoção da educação em saúde, e além disso, conta com o Memorial Maria Odília, para que de uma forma interativa, lúdica e muito especial, todos possam conhecer a história incrível e o legado incomensurável dessa grande mulher que nos enche de orgulho”, convida.
Memorial - A exposição interativa, com curadoria de Mariana Jaspe, revela, por meio de vídeos, fotos, arte e documentos históricos, a trajetória percorrida por Maria Odília, enaltecendo seu pioneirismo que inspirou e inspira tantas outras mulheres até os dias atuais. Nascida em 1884 em São Félix, no Recôncavo Baiano, Maria Odília é a mais antiga médica negra que se tem registro historiográfico no Brasil. Com 13 anos, mudou-se de Cachoeira para Salvador, onde se matriculou no Ginásio da Bahia, formando-se bacharela em ciências e letras; com os estudos também passou a dominar o francês, grego e latim. Em 1904, seguindo os passos do pai e de um dos irmãos, ingressou na Faculdade de Medicina da Bahia, sendo a única mulher entre os 48 alunos da turma.
A Escola de Saúde Pública de Salvador (ESPS), onde está inserido o Memorial Maria Odília, fica na Rua Miguel Calmon, nº 75, Comércio. O equipamento vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) foi inaugurado pela Prefeitura de Salvador em 15 de dezembro de 2023, 114 anos após Maria Odília formar-se no curso de Medicina.
Os agendamentos podem ser feitos pelo site www.esps.saude.salvador.ba.gov.br e e-mail
memorial.mariaodilia@salvador.ba.gov.br.
Outras notícias

Memorial Maria Odília recebe visitantes em abertura especial durante Circuito das Mulheres Negras
28 de Julho de 2025

O que o STF planeja fazer após Lula vetar aumento de deputados
28 de Julho de 2025

Mulher acusa cliente de efetuar disparo dentro de bar no Rio Vermelho
28 de Julho de 2025

Festa termina com duas pessoas baleadas em Sussuarana
28 de Julho de 2025

Prefeitura abre licitação para gestão de estações do BRT e do Terminal Mané Dendê
28 de Julho de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
