Salvador e OPAS assinam cooperação técnica para enfrentamento de emergências em saúde pública, como covid e arboviroses
foto: Karina Zambrana OPAS/OMS
Importante parceria firmada entre a Secretaria Municipal da Saúde de Salvador e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), permitirá acesso as mais modernas tecnologias do mundo e implantação de serviços para atuação frente às emergências de saúde pública na capital baiana. O Termo de Ajuste foi assinado nesta segunda-feira (05), em Brasília, e se inicia com simulados de mesa para prevenção e controle de surtos por doenças urbanas como a dengue, zika e chikungunya e também o vírus do covid, que ainda circula entre a população.
A vice-prefeita e secretária da saúde de Salvador, Ana Paula Matos, detalhou os fatores que motivaram a parceria com a OPAS. “Quando a gente fala de saúde pública em uma cidade como Salvador, de 3 milhões de habitantes e desigualdade social histórica, temos dois desafios: permitir acesso amplo e irrestrito às políticas públicas; e fazer isso de forma acolhedora e efetiva. Estamos lidando com surtos de arboviroses pelo país, além de um pós-pandemia com uma demanda enorme da atenção especializada; por isso temos que pensar na estruturação da rede e atuar também no emergencial. Buscamos na OPAS e no apoio técnico do Ministério da Saúde esse caminho, de entender o que está sendo feito de melhor no mundo para ofertamos àqueles que precisam do SUS”, afirmou.
As ações frutos da cooperação estão alinhadas com o Ministério da Saúde no momento em que o órgão implanta o Centro de Operações de Emergências (COE Arboviroses). Ana Paula Matos destacou a importância da parceria. “Este é muito mais que um ato formal; é um importante passo para um SUS mais fortalecido e que, sobretudo, ajuda a construir a equidade, reconhecendo as necessidades da população em seus diferentes níveis e atuando para reduzir o impacto dessas diferenças, com respostas rápidas da rede e às emergências de saúde pública. Esse cenário demanda o emprego imediato de medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, de danos e agravos decorrentes principalmente da mudança do perfil epidemiológico do território. Para tanto é fundamental a integração entre diversos entes, atores, setores público e privado, e organizações de saúde”, explicou a vice-prefeita e secretária municipal da Saúde.
Também estiveram presentes durante o ato a assessora de Articulação Institucional e assessor técnico da SMS, Zaida Melo e Felipe Fagundes, respectivamente; João Victor Queiroz, chefe do Escritório de Cooperação Internacional de Salvador; Jarbas Barbosa da Silva Jr., diretor da OPAS; Socorro Gross Galiano, representante da OPAS/OMS no Brasil; Leandro Pinheiro Safatle, diretor do Complexo Econômico-industrial da Saúde e de Inovação para o SUS; Pedro lvo Sebba Ramalho, diretor do Departamento de Cooperação Técnica e Desenvolvimento em Saúde do Ministério da Saúde e Elton Bernardo Bandeira, secretário executivo adjunto do Ministério da Saúde.
Outras notícias
João Cláudio Bacelar homenageia presidente da CTB com Medalha Thomé de Souza
25 de Junho de 2026
Prefeitura de Salvador amplia assistência pediátrica com início das atividades de dois Gripários na rede municipal
25 de Junho de 2026
Queda de árvore bloqueia rua no Rio Vermelho e afeta trânsito na região
25 de Junho de 2026
Contagem regressiva: falta um ano para Salvador receber a Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027
25 de Junho de 2026
Academia Salvador do Dique do Tororó completa dois anos com mais de 100 mil atendimentos
25 de Junho de 2026
Do amor à indecisão 09 de Março de 2018
Advogado baiano viraliza ao retratar com humor o cotidiano da profissão 06 de Maio de 2026
TJBA lança app para vítimas pedirem medida protetiva, nesta segunda-feira 09 de Março de 2026
Amado Batista é condenado por morte de criança dentro de sua fazenda 25 de Junho de 2026