Saúde registra 388 atendimentos durante cinco dias de pré-Carnaval em Salvador

Durante os cinco dias de pré-folia na capital baiana foram realizados 388 atendimentos, sendo 365 os módulos de saúde do Farol da Barra e Morro do Gato, com cerca de 83% (302) dos casos clínicos e de enfermagem e os outros 17% (63) divididos entre atendimentos ortopédicos e cirúrgicos, todos sem gravidade.

No último dia de pré-Carnaval em Salvador, que contou com o desfile das fanfarras, no chamado “Habeas Copos”, realizado no circuito Sérgio bezerra (Farol da Barra/Morro do Cristo), as unidades atenderam 67 foliões, sendo a maioria do sexo feminino e na faixa etária entre 20 a 49 anos, com demandas de atendimentos clínicos, sendo as principais causas relacionadas a intoxicação alcoólica, reação alérgica e dor abdominal.

Carnaval nos Bairros – Os Módulos localizados no Santo Antônio Além do Carmo registraram 20 atendimentos entre 1° e 7 de fevereiro e no Nordeste de Amaralina, no circuito Mestre Bimba, foram registradas três ocorrências no primeiro dia de funcionamento, que aconteceu nesta quarta (7), demonstrando o pré-carnaval da paz em Salvador.

A vice-prefeita e secretária da Saúde de Salvador, Ana Paula Matos destacou a estabilidade das ocorrências nos circuitos “Nos três últimos dias de pré-Carnaval tivemos exatamente 67 atendimentos, cada dia, nos módulos da Barra, sendo a maioria sem gravidade, ou seja, esperamos que os dias oficiais de folia sigam com esse clima de paz, celebração e alegria. Estaremos no circuito prontos para receber e cuidar da população”.

As estruturas seguem funcionando no Carnaval, no total, são 15 Módulos Assistenciais (postos de saúde) de prontidão para acolher as demandas dos pacientes; sendo que nas 12 estruturas instaladas nos circuitos oficiais Dodô, Osmar e Batatinha, e no circuito alternativo Mestre Bimba (Nordeste de Amaralina), o atendimento se dará de forma ininterrupta, ou seja, em regime de 24h a partir da abertura oficial do carnaval (08), até a quarta-feira de cinzas. O esquema no Carnaval dos Bairros (Cajazeiras e Periperi) terá módulos com plantões de 12h entre os dias 10 e 14 de fevereiro. Além disso, o módulo Santo Antônio Além do Carmo está funcionando desde o dia 1º de fevereiro, durante 24 horas.

As unidades contarão com um total de 157 leitos, sendo 142 para atendimento aos pacientes que necessitam de observação e 15 leitos de estabilização com suporte avançado à vida (semelhante aos leitos de UTI – Unidade de Terapia Intensiva). Durante a folia, serão mais de 7.135 plantões, envolvendo cerca de 2 mil profissionais, entre eles 163 médicos e seis equipes de cirurgia bucomaxilofacial.

Estarão ainda de prontidão 20 ambulâncias, 10 motolâncias e duas ambulanchas do SAMU 192 para intervenção rápida das ocorrências que necessitarem de transferência para rede hospitalar. Dez UPAs, seis Pronto Atendimentos, a Unidade de Atendimento Odontológico 24 horas do Dique do Tororó e o Hospital Municipal de Salvador também atuarão como postos de retaguarda para acolhimentos de casos provenientes da festa.

Outras notícias

SAÚDE

UPA do Pau Miúdo recebe Certificado de Compromisso da Organização Nacional de Acreditação (ONA)

25 de Julho de 2025

POLÍTICA

Marcell Moraes se reúne com ACM Neto e fortalece compromisso com a causa animal e ambiental na Bahia

24 de Julho de 2025

POLÍTICA

Câmara aprova projeto que indica a ampliação do ensino bilíngue nas escolas municipais de Salvador

24 de Julho de 2025

POLÍTICA

Prefeito Branco Sales articula implantação da CNH Social e chegada do Siretran para Cardeal da Silva

23 de Julho de 2025

SAÚDE

Cardeal realiza Conferência Municipal de Saúde com foco em sustentabilidade, cuidado e inovação

23 de Julho de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024