Centro de Saúde Maria Conceição Imbassahy realiza série de ações de conscientização sobre abuso sexual de menores

O mês de maio foi dedicado para ressaltar o combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes e o 16º Centro de Saúde Maria Conceição Santiago Imbassahy, localizado no bairro Pau Miúdo, abordou este assunto durante o período com funcionários e usuários do SUS a fim de conscientizar e mobilizar as pessoas sobre o cuidado necessário com os menores.

 

A iniciativa foi projetada pelo Serviço Social da unidade, ao perceber um aumento alarmante de casos de violência sexual contra este público registrados no pronto atendimento. Por meio de ações, o projeto “Maio Laranja – Faça Bonito” do 16º Centro contou com a realização de rodas de conversa, mesa redonda com convidados e presença dos pacientes em palestras na sala de espera.

 

De acordo com a coordenadora do evento, Gladys Amorim, o Maio Laranja teve como intuito compartilhar informações sobre o crime de abuso sexual contra menores e como podemos combatê-lo, como ‘membros protetores’. “É preciso impulsionar o maior número possível de pessoas quanto a necessidade de estarmos atentos para identificar e evitar possíveis novos casos nos tornando assim defensores desse público tão vulnerável”, disse.

 

Para a colaboradora Tayane Falcão, as ações foram essenciais para conscientizar funcionários e público geral sobre um melhor entendimento do assunto, que é tão pertinente para a nossa sociedade. Ela pontua que é preciso também focar na educação sexual, ensinando as crianças em relação aos limites pessoais e como identificar situações de risco

 

“Também é necessário fortalecer as políticas públicas de proteção à infância e garantir que haja recursos adequados para o atendimento às vítimas, tudo isso só acontecerá com uma sociedade mais vigilante e comprometida em denunciar casos de abuso e exploração, rompendo com a cultura do silêncio e da impunidade”, afirmou.

 

Iniciativas como essa fazem parte do programa de humanização estabelecido pela Fundação ABM de Pesquisa e Extensão (Fabamed), que administra o 16º Centro de Saúde. Um dos principais objetivos da instituição é realizar o trabalho de maneira interligada com os seus pacientes, criando maior proximidade e ampliação da atividade de bem-estar para a comunidade atendida.

Outras notícias

CIDADE

Simm oferece 369 vagas para esta sexta-feira (26)

26 de Junho de 2026

POLÍTICA

João Cláudio Bacelar homenageia presidente da CTB com Medalha Thomé de Souza

25 de Junho de 2026

SAÚDE

Prefeitura de Salvador amplia assistência pediátrica com início das atividades de dois Gripários na rede municipal

25 de Junho de 2026

CIDADE

Queda de árvore bloqueia rua no Rio Vermelho e afeta trânsito na região

25 de Junho de 2026

ESPORTE

Contagem regressiva: falta um ano para Salvador receber a Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027

25 de Junho de 2026

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

Advogado baiano viraliza ao retratar com humor o cotidiano da profissão 06 de Maio de 2026

TJBA lança app para vítimas pedirem medida protetiva, nesta segunda-feira 09 de Março de 2026

Amado Batista é condenado por morte de criança dentro de sua fazenda 25 de Junho de 2026

Maria Bethânia celebra 80 anos e recebe homenagens de fãs e artistas 18 de Junho de 2026