Pronto Atendimento Ilha de Maré ultrapassa 8 mil acolhimentos em seis meses

Após seis meses de inaugurado, completados na última terça-feira (27), o Pronto Atendimento Ilha de Maré, construído pela Prefeitura de Salvador, registra mais de 8 mil acolhimentos realizados. A unidade, que atende casos de urgência e emergência, também apresenta 99,8% de resolutividade das ocorrências, sem a necessidade de transferência do paciente para unidades hospitalares.

O PA possui a capacidade de realizar 1,2 mil atendimentos por mês, prestando a primeira assistência a casos cirúrgicos e traumáticos, estabilizando os pacientes e conduzindo a avaliação diagnóstica inicial para determinação da conduta adequada. Em casos de pacientes que necessitam de tratamento em outras unidades de referência, ocorre a regulação por meio da ambulancha do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ou por helicóptero, através do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer). De fevereiro a agosto, 15 pessoas precisaram ser transferidas.

“Ter o serviço de urgência e emergência na ilha foi um passo importantíssimo para a maior comodidade da população. Hoje conseguimos tratar dessas pessoas no local onde elas vivem e garantimos que a maioria dos casos sejam resolvidos sem precisar de um grande deslocamento, justamente por ter uma equipe multidisciplinar atuando na localidade”, pontuou a gerente da Urgência e Emergência da SMS, Camilla Cumming.

O equipamento é o primeiro a ser inaugurado nas ilhas de Salvador, atendendo a um pleito histórico da comunidade local, composta por uma maioria quilombola. A estrutura oferece um atendimento de saúde qualificado e de forma ininterrupta durante 24h por dia, sem a necessidade de deslocamento para o continente.

USF Ilha de Maré – A requalificação da Unidade de Saúde da Família de Maré foi entregue juntamente com o PA, e neste período, foram feitos mais de 5,5 mil acolhimentos e atendimentos. A equipe envolve diversos profissionais, como médicos clínicos, pediatras, ginecologistas, enfermeiras, nutricionistas, fisioterapeutas e dentistas, divididos em duas equipes que, além de realizar o atendimento na unidade, fazem o acompanhamento domiciliar dos usuários.

Outras notícias

POLÍTICA

Mais progresso: Juazeiro recebe motoniveladora destinada pelo deputado Alex Santana em aniversário

18 de Julho de 2025

POLÍTICA

Em imersão com indígenas na Aldeia Multiétnica, consultora denuncia retrocesso ambiental proposto pelo PL da Devastação

16 de Julho de 2025

POLÍTICA

PL propõe Banco Municipal de Boas Práticas Educacionais em Salvador

16 de Julho de 2025

SAÚDE

Usuários do Bolsa Família devem realizar acompanhamento nas unidades de saúde

11 de Julho de 2025

POLÍTICA

Leo Prates é destaque entre os “Cabeças do Congresso” e reforça força do trabalho coletivo

11 de Julho de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024