Pacientes do Caps III Jardim Armação participam de oficina sobre chá ancestral
Nesta quinta-feira (29), o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Jardim Armação recebeu a Oficina de Chá Ancestral, uma iniciativa que faz parte do projeto Farmácia Viva Salvador. A ação, destinada a usuários da unidade, foi organizada em colaboração com a Faculdade de Farmácia da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e visa promover a integração entre saberes tradicionais e conhecimentos científicos no cuidado com a saúde.
O professor da Ufba Douglas Rambo, que esteve presente para coordenar a oficina, explicou a ideia inicial da atividade. “O projeto visa criar um horto de plantas medicinais e oferecer suporte quanto ao uso seguro dessas plantas. Queremos validar o conhecimento popular e orientar sobre a correta identificação e preparo das espécies”, comentou.
A farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Ariane Lage, contou sobre o objetivo do projeto. “Pretendemos utilizar a produção própria de plantas medicinais e fitoterápicos para ampliar o acesso a terapias alternativas. Estamos aqui para aproximar os conhecimentos da ancestralidade com a ciência, garantindo um uso seguro e eficaz das plantas medicinais”, explicou.
Ela destacou que, embora as plantas naturais sejam valiosas, o uso inadequado pode trazer riscos à saúde. "O conhecimento popular é muito valioso para o processo de saúde, mas é necessário agregar a ele um pouco mais de cuidado. Às vezes, a gente pensa que a planta natural é inócua, mas o uso indiscriminado pode trazer danos à saúde", afirmou.
O coordenador técnico do Caps Jardim Armação, Leonardo Coelho, declarou que o evento não só beneficia os pacientes, como também os funcionários da unidade. “A oficina visa cuidar da saúde mental dos usuários e servidores, além de proporcionar autonomia através do conhecimento sobre o plantio e uso de chás fitoterápicos”, pontuou.
Outras notícias

Mais progresso: Juazeiro recebe motoniveladora destinada pelo deputado Alex Santana em aniversário
18 de Julho de 2025

Em imersão com indígenas na Aldeia Multiétnica, consultora denuncia retrocesso ambiental proposto pelo PL da Devastação
16 de Julho de 2025

PL propõe Banco Municipal de Boas Práticas Educacionais em Salvador
16 de Julho de 2025

Usuários do Bolsa Família devem realizar acompanhamento nas unidades de saúde
11 de Julho de 2025

Leo Prates é destaque entre os “Cabeças do Congresso” e reforça força do trabalho coletivo
11 de Julho de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
