Projeto Verão da Vigilância Sanitária de Salvador inicia fiscalização em indústrias de gelo e hotéis da cidade
A Vigilância Sanitária de Salvador (Visa) iniciou, na manhã desta segunda-feira (20), o Projeto Verão 2025. A primeira ação aconteceu em uma indústria de gelo, localizada em Paripe, e será estendida para 100% das fábricas de gelo da capital, totalizando oito estabelecimentos.
O proprietário da empresa, Antônio Queiroz, aprovou a fiscalização. “Por mim, os agentes vinham mais vezes ao ano, não apenas próximo à data de renovação do alvará. Acho muito importante este tipo de iniciativa, para mantermos o asseio e a segurança do produto”, contou.
O projeto é realizado todos os anos com o objetivo de monitorar as condições higiênico-sanitárias da fabricação do gelo, da água utilizada, do armazenamento dos produtos, além da utilização de equipamento de proteção individual (EPI) e análise microbiológica dos produtos. Além das fábricas de gelo, a fiscalização também acontece nos hotéis, pousadas e serviços de buffets e self service da cidade, onde serão realizadas coletas de alimentos para inspeção e observação na estocagem e condições de higiene desses locais.
A chefe de alimentos da Visa, Emanuela Brito, alerta à população sobre cuidados que devem ser adotados durante o verão. “É necessário que se observe a procedência da água e do gelo utilizado nas bebidas consumidas, dando preferência ao gelo industrializado, além de, é claro, a higiene dos estabelecimentos comerciais e dos alimentos servidos nesses locais dentre outros pontos como a temperatura e conservação desses alimentos”, explica.
As coletas vão acontecer até o dia 10 de fevereiro e a fiscalização será executada através dos profissionais dos 12 Distritos Sanitários de Salvador. Em casos de irregularidades, os cidadãos podem efetuar denúncias à Vigilância Sanitária através do Fala Salvador, no telefone 156.
Riscos – Especialistas afirmam que o gelo pode oferecer potencial risco de contaminação por bactérias, geralmente, do grupo coliforme que se dividem em dois tipos: totais e fecais. Quando fabricado utilizando água contaminada, por exemplo, ao ser congelado, a baixa temperatura do refrigerador não consegue retirar todas as partículas de micro-organismo que são prejudiciais à saúde. Por isso, as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) indicam que o gelo seja fabricado com água tratada, filtrada ou mineral e os sacos onde o produto será colocado sejam lacrados e armazenados em local higienizado.
Outras notícias
Simm oferece 369 vagas para esta sexta-feira (26)
26 de Junho de 2026
João Cláudio Bacelar homenageia presidente da CTB com Medalha Thomé de Souza
25 de Junho de 2026
Prefeitura de Salvador amplia assistência pediátrica com início das atividades de dois Gripários na rede municipal
25 de Junho de 2026
Queda de árvore bloqueia rua no Rio Vermelho e afeta trânsito na região
25 de Junho de 2026
Contagem regressiva: falta um ano para Salvador receber a Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027
25 de Junho de 2026
Do amor à indecisão 09 de Março de 2018
Advogado baiano viraliza ao retratar com humor o cotidiano da profissão 06 de Maio de 2026
TJBA lança app para vítimas pedirem medida protetiva, nesta segunda-feira 09 de Março de 2026
Amado Batista é condenado por morte de criança dentro de sua fazenda 25 de Junho de 2026