Acolhimento e cuidado de pacientes com lúpus marca ação de humanização em Salvador
No ambiente de saúde pública, é comum encontrar inúmeros casos diferentes compartilhando o mesmo espaço, sendo acompanhados e acolhidos. E como um elo entre usuários e profissionais está o processo de humanização, que visa tornar estes dilemas – muitas vezes difíceis de lidar – um pouco mais compreensível por meio do acolhimento e cuidado.
Dentre as tantas condições existentes no Sistema Único de Saúde (SUS), está aqueles que vivem com lúpus, uma doença autoimune crônica que pode afetar diferentes partes do corpo, o que leva a cada pessoa com diagnóstico positivo ter uma experiência única de vivência.
Foi isso que a equipe do 16º Centro de Saúde Maria Conceição Santiago Imbassahy, localizado no bairro Pau Miúdo, em Salvador, realizou uma ação no dia 24 de fevereiro com o objetivo de trocar ideias e experiências sobre a doença, além de educar ou promover mudanças em um determinado contexto, em prol da melhoria para este público que ali é atendido.
Promovido pela Comissão de Humanização da unidade, gerida pela Fundação Fabamed, a iniciativa teve como público os multiprofissionais atuantes, como forma de ser um momento de compartilhar e conhecimentos e ideias para aprimorar a rede de cuidado e apoio ao lúpus.
“A conscientização sobre o lúpus é fundamental. Muitas pessoas ainda não conhecem a doença e, por isso, é importante compartilhar experiências e informações. A doença pode ser uma parte da minha vida, mas não define quem eu sou. Estou aprendendo a viver com ele e a encontrar alegria nas pequenas coisas”, disse a paciente Rebeca Oliveira, que é portadora e descobriu durante atendimento na unidade, sendo um exemplo para acolhimento a esses casos.
O evento faz parte de um cronograma rotineiro implementado pela Fabamed em suas unidades, com foco na educação permanente atrelada à Política Nacional de Humanização (PNH), um dos pilares do SUS e sua relação com as comunidades atendidas.
Outras notícias

Em imersão com indígenas na Aldeia Multiétnica, consultora denuncia retrocesso ambiental proposto pelo PL da Devastação
16 de Julho de 2025

PL propõe Banco Municipal de Boas Práticas Educacionais em Salvador
16 de Julho de 2025

Usuários do Bolsa Família devem realizar acompanhamento nas unidades de saúde
11 de Julho de 2025

Leo Prates é destaque entre os “Cabeças do Congresso” e reforça força do trabalho coletivo
11 de Julho de 2025

Marcelle Moraes comemora aprovação nacional de lei que proíbe testes cosméticos em animais
10 de Julho de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
