Salvador celebra 25 anos da Estratégia de Saúde da Família com encontro histórico e novos anúncios para a saúde municipa

A Secretaria Municipal da Saúde de Salvador promoveu, nesta quinta-feira (28), no Centro de Convenções, o I Encontro da Estratégia de Saúde da Família (ESF), em comemoração aos 25 anos de implantação da política pública que transformou o cuidado em saúde e ampliou o acesso da população aos serviços básicos. O evento reuniu cerca de 1.600 pessoas, entre autoridades, gestores, profissionais de saúde e convidados, em um dia de debates, homenagens e anúncios de medidas estratégicas para a gestão da saúde na capital.

A programação contou com mesas-redondas, palestras e reconhecimentos a profissionais e unidades pioneiras que contribuíram para a consolidação da ESF em Salvador, valorizando a trajetória de dedicação e compromisso de milhares de trabalhadores ao longo de duas décadas e meia. Entre os destaques, estiveram debates sobre os desafios atuais e o fortalecimento do SUS, além da presença de gestores nacionais, como o secretário municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz.

Durante o encontro, o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Alves, apresentou um balanço dos 180 dias de sua gestão, ressaltando conquistas e metas para os próximos meses. Ele também anunciou medidas estratégicas para fortalecer a rede municipal, entre elas, a implantação do novo fardamento dos profissionais da saúde, garantindo identidade visual, valorização e conforto; a reorganização administrativa da SMS, para ampliar a eficiência da gestão; e a criação do Comitê Interno de Governança, responsável por propor mecanismos de integridade, transparência e melhores práticas de gestão.

Segundo o secretário, este é um marco na trajetória da saúde em Salvador: “Celebrar os 25 anos da Estratégia de Saúde da Família é reconhecer a dedicação de milhares de profissionais que transformaram o cuidado em saúde na nossa cidade. Mas este também é um momento de olhar para o futuro. Com medidas como a reorganização administrativa e a instalação do Comitê de Governança, estamos construindo uma gestão mais moderna, transparente e eficiente, voltada para oferecer um SUS fortalecido, acessível, resolutivo e humanizado para todos os soteropolitanos.”

Outras notícias

CIDADE

Simm oferece 369 vagas para esta sexta-feira (26)

26 de Junho de 2026

POLÍTICA

João Cláudio Bacelar homenageia presidente da CTB com Medalha Thomé de Souza

25 de Junho de 2026

SAÚDE

Prefeitura de Salvador amplia assistência pediátrica com início das atividades de dois Gripários na rede municipal

25 de Junho de 2026

CIDADE

Queda de árvore bloqueia rua no Rio Vermelho e afeta trânsito na região

25 de Junho de 2026

ESPORTE

Contagem regressiva: falta um ano para Salvador receber a Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027

25 de Junho de 2026

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

Advogado baiano viraliza ao retratar com humor o cotidiano da profissão 06 de Maio de 2026

TJBA lança app para vítimas pedirem medida protetiva, nesta segunda-feira 09 de Março de 2026

Amado Batista é condenado por morte de criança dentro de sua fazenda 25 de Junho de 2026

Maria Bethânia celebra 80 anos e recebe homenagens de fãs e artistas 18 de Junho de 2026