Campanha de Multivacinação para crianças e adolescentes começa nesta segunda
A Campanha de Multivacinação voltada para crianças e adolescentes tem início nesta segunda-feira (6) em Salvador e seguirá até 31 de outubro. A iniciativa, organizada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), busca facilitar o acesso às vacinas e ampliar a proteção da população mais jovem.
Durante o período da mobilização, serão ofertadas doses em 160 salas de vacinação da rede municipal. Além disso, equipes especializadas irão percorrer escolas municipais, estaduais e particulares, levando a imunização diretamente para os estudantes e garantindo mais praticidade às famílias.
O foco principal é atualizar cadernetas, alcançar quem ainda não se vacinou e fortalecer a cobertura do Calendário Nacional de Vacinação. O público-alvo são crianças e adolescentes até 14 anos, 11 meses e 29 dias, além de jovens de 15 a 19 anos que ainda não tenham iniciado ou completado a vacinação contra o HPV. Também haverá imunização seletiva contra febre amarela e sarampo, direcionada a grupos específicos.
De acordo com a coordenadora de Imunização da SMS, Doiane Lemos, a ação representa um esforço coletivo pela saúde pública: “A campanha oferece uma oportunidade de garantir a proteção necessária contra doenças que já sabemos prevenir. É um trabalho conjunto para manter Salvador segura”.
Embora não façam parte do público-alvo, especialistas reforçam que mulheres adultas também podem se vacinar contra o HPV, mesmo após contato com o vírus, já que permanecem em risco de novas infecções.
Avanços na Bahia
No primeiro semestre de 2025, a Bahia registrou progressos na vacinação de crianças e adolescentes. Dados do Ministério da Saúde apontam que mais de 49,9 mil doses foram aplicadas em 82,4% dos municípios do estado, resultado que contou com forte apoio do Programa Saúde na Escola (PSE).
O número de cidades que atingiram ou superaram a meta de 95% de cobertura vacinal também cresceu. No caso da tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, os municípios que alcançaram a meta saltaram de 165, em 2022, para 311 em 2024. A adesão à segunda dose também avançou, passando de 26 para 201 municípios no mesmo período.
Outras notícias
Simm oferece 369 vagas para esta sexta-feira (26)
26 de Junho de 2026
João Cláudio Bacelar homenageia presidente da CTB com Medalha Thomé de Souza
25 de Junho de 2026
Prefeitura de Salvador amplia assistência pediátrica com início das atividades de dois Gripários na rede municipal
25 de Junho de 2026
Queda de árvore bloqueia rua no Rio Vermelho e afeta trânsito na região
25 de Junho de 2026
Contagem regressiva: falta um ano para Salvador receber a Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027
25 de Junho de 2026
Do amor à indecisão 09 de Março de 2018
Advogado baiano viraliza ao retratar com humor o cotidiano da profissão 06 de Maio de 2026
TJBA lança app para vítimas pedirem medida protetiva, nesta segunda-feira 09 de Março de 2026
Amado Batista é condenado por morte de criança dentro de sua fazenda 25 de Junho de 2026