BALANÇO: Mais de 10% dos testados durante ação do Outubro Verde apresentaram resultado positivo para sífilis em Salvador

O dado reforça a importância da prevenção, da testagem regular e do diagnóstico precoce das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) deu início às ações do Outubro Verde com uma grande mobilização na Arena Fonte Nova, durante o jogo entre Bahia e Flamengo, no último domingo (5). A campanha, instituída nacionalmente em 2017, tem como objetivo conscientizar sobre a sífilis e a sífilis congênita, incentivando o diagnóstico precoce e o tratamento adequado, fundamentais para conter a transmissão da doença.

Durante a atividade, foram realizadas 308 testagens rápidas, contemplando 154 pessoas. Deste total, 16 apresentaram resultado positivo para sífilis, o que representa 10,4% dos testados — um dado que evidencia a importância das ações de busca ativa, que permitem identificar precocemente os casos, interromper a cadeia de transmissão e oferecer o tratamento imediato e gratuito. Além disso, três resultados positivos para HIV também foram identificados, reforçando a necessidade de manter a vigilância constante e o acompanhamento contínuo pela rede municipal de saúde.

O secretário da Saúde, Rodrigo Alves, destacou a relevância da mobilização. “O Outubro Verde é um alerta para todos nós. A sífilis é uma infecção que tem cura, mas ainda preocupa pelos números crescentes e pelas consequências graves quando não tratada. É fundamental que as pessoas façam o teste, busquem o tratamento e adotem medidas de prevenção”, afirmou.

Além da testagem, a ação também reforçou o incentivo à prevenção. Mais de 26 mil insumos foram distribuídos à população, entre eles preservativos externos (comum, sensi e texturizado), preservativos internos, géis lubrificantes e duchas higiênicas, promovendo o sexo seguro e o autocuidado.

A prevenção é a ferramenta mais eficaz contra as ISTs. Quando falamos sobre testagem e uso do preservativo, estamos falando sobre saúde, responsabilidade e amor próprio”, complementou Rodrigo.

A sífilis é uma doença silenciosa em seus estágios iniciais, que pode causar complicações graves se não tratada. A transmissão ocorre principalmente por contato sexual desprotegido, mas também pode ser passada da mãe para o bebê durante a gestação, caracterizando a sífilis congênita. O tratamento é simples, seguro e está disponível gratuitamente em todas as unidades de saúde do município.

Com ações de busca ativa e testagem descentralizada, Salvador fortalece o cuidado em saúde pública e reafirma o compromisso da SMS em proteger a população, reduzir novos casos e garantir o tratamento oportuno e a cura dos infectados.

Outras notícias

CIDADE

Simm oferece 369 vagas para esta sexta-feira (26)

26 de Junho de 2026

POLÍTICA

João Cláudio Bacelar homenageia presidente da CTB com Medalha Thomé de Souza

25 de Junho de 2026

SAÚDE

Prefeitura de Salvador amplia assistência pediátrica com início das atividades de dois Gripários na rede municipal

25 de Junho de 2026

CIDADE

Queda de árvore bloqueia rua no Rio Vermelho e afeta trânsito na região

25 de Junho de 2026

ESPORTE

Contagem regressiva: falta um ano para Salvador receber a Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027

25 de Junho de 2026

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

Advogado baiano viraliza ao retratar com humor o cotidiano da profissão 06 de Maio de 2026

TJBA lança app para vítimas pedirem medida protetiva, nesta segunda-feira 09 de Março de 2026

Amado Batista é condenado por morte de criança dentro de sua fazenda 25 de Junho de 2026

Maria Bethânia celebra 80 anos e recebe homenagens de fãs e artistas 18 de Junho de 2026