Creasi realiza programação especial em comemoração ao “Dia Nacional e Internacional do Idoso”
Para comemorar o “Dia Nacional e Internacional da Pessoa Idosa”, o Centro de Referência Estadual de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa (Creasi) preparou uma programação especial para os pacientes, envolvendo toda a equipe técnica da coordenação de Ambulatórios Especializados (CAE), com festa temática, sessões de cinema, oficinas e uma exposição fotográfica, organizada pela coordenação Estratégica (CEST), através do setor de Comunicação. O mês festivo tem um propósito terapêutico, além de proporcionar aos idosos e idosas momentos de lazer e marcar a importância da data.
As atividades trabalharam entre outras questões, a corporalidade, memória, concentração e promovem interação social, com foco na funcionalidade. A abertura da programação especial foi com a realização de festa temática relembrando os anos 70, onde o salão de fisioterapia foi preparado e ambientado. Muito além da folia, a festa possibilitou momentos de celebração, integração social, bem-estar físico, emocional e cognitivo por meio da atividade lúdica. Com um perfil de pacientes com faixa etária de 79 anos, a escolha também remete a uma época marcante para essa geração, despertando lembranças positivas, e dá continuidade ao sucesso da edição anterior, realizada ano passado, que foi dos anos 60.
Na proposta comemorativa, também foram realizadas diversas oficinas. A “Memórias e canções”, mediada pela terapeuta ocupacional Kessia Corrêa e pela psicóloga Manuela Spinola, teve o objetivo de trabalhar a estimulação cognitiva por meio de canções, e trouxe à tona as memórias afetivas que a música desperta e sua importância terapêutica no estímulo à atenção e concentração. A “Criando Memórias”, desenvolvida por Kessia e pela fonoaudióloga Priscila Beltrão, também trabalhou a estimulação cognitiva, mas por meio do raciocínio lógico, trazendo jogos como o Dominó.
Já na oficina de “Teatro e Expressão corporal”, mediada pela psicóloga Tayná Gomes, os pacientes se depararam com outras formas de enxergar o corpo, através da utilização de jogos de improvisos e outras técnicas teatrais como imitação, exploração do espaço e do movimento e a conexão entre corpo e mente. Um dos propósitos foi dar a possibilidade de ver o corpo para além do processo de adoecimento e desmistificar que doença está atrelada a envelhecimento.
Durante as celebrações, também ocorreu o “Sarau criativo”, com recital de poesias, declamação de poemas, cantigas, e o “CineCreasi”, com exibição dos filmes “Dona Lurdes” (2024) e “Antes que Eu Me Esqueça” (2018), longas que abordaram o processo de envelhecimento de diferentes perspectivas desafiando estereótipos negativos. A exposição “O dia da pessoa idosa é todo dia” foi inaugurada no dia 1º, “Dia Nacional e Internacional da Pessoa Idosa”, e ficará exposta até 31 de outubro, aberta ao público, das 7h às 17h.
Reprodução: Sesab
Outras notícias
Comércio terá mudanças viárias durante a Festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia
05 de Dezembro de 2025
Prefeitura inicia projeto de fortalecimento da Atenção Primária em parceria com o IEPS e instituições nacionais
05 de Dezembro de 2025
Muniz diz que Cine Excelsior ainda pode ser recuperado para nova sede da Câmara de Salvador
05 de Dezembro de 2025
Natal no Centro Histórico terá esquema de segurança reforçado com reconhecimento facial, revistas e monitoramento
05 de Dezembro de 2025
Otto Filho já tem maioria assegurada para ocupar vaga no TCE-BA
05 de Dezembro de 2025
Do amor à indecisão 09 de Março de 2018
TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023
Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019
Guns N’ Roses inicia venda de ingressos para show em Salvador; confira valores 03 de Dezembro de 2025