CCZ intensifica ações em cemitérios antes do feriado de Finados
Com o objetivo de reforçar as medidas de prevenção às arboviroses e garantir mais segurança aos visitantes que se dirigem aos cemitérios para prestar homenagens a seus entes queridos durante o feriado de Finados, celebrado em 2 de novembro, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Salvador, realizou nesta semana uma série de inspeções zoossanitárias em cemitérios públicos e particulares da capital.
Durante a ação, as equipes do CCZ executaram o tratamento de focos do mosquito Aedes aegypti e, quando necessário, aplicaram inseticidas para evitar a proliferação do transmissor da dengue, zika e chikungunya. O trabalho foi realizado de forma preventiva, aproveitando o período que antecede o verão, época com maior incidência de casos dessas doenças.
Entre os locais visitados estão o Cemitério de Plataforma, Cemitério Municipal de Paripe, Campo Santo, Cemitério dos Ingleses, Bosque da Paz e Quinta dos Lázaros, além de outras unidades que também receberam o suporte das equipes do CCZ. As inspeções incluíram a verificação de vasos, floreiras e recipientes que possam acumular água, reduzindo assim os riscos de criadouros do mosquito.
Segundo a coordenadora do CCZ, Isolina Miguez, o trabalho é fundamental para garantir tranquilidade aos visitantes nesta data especial.
“As equipes do CCZ atuaram com dedicação em todos os cemitérios de Salvador para assegurar um ambiente mais seguro à população. Esse trabalho é uma demonstração do nosso compromisso com a saúde pública e com o bem-estar das pessoas que irão homenagear seus entes queridos, garantindo que possam fazê-lo com mais tranquilidade e proteção”, afirma Isolina.
As ações reforçam o compromisso do município com a prevenção e o controle das arboviroses. O CCZ destaca que o sucesso desse trabalho depende também da participação ativa da população, que deve manter os cuidados em casa, eliminando recipientes e locais que possam acumular água.
Denúncias ou informações sobre possíveis focos do Aedes aegypti podem ser registradas pelo Fala Salvador, no número 156, ou pelo site www.falasalvador.ba.gov.br.
Outras notícias
Comércio terá mudanças viárias durante a Festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia
05 de Dezembro de 2025
Prefeitura inicia projeto de fortalecimento da Atenção Primária em parceria com o IEPS e instituições nacionais
05 de Dezembro de 2025
Muniz diz que Cine Excelsior ainda pode ser recuperado para nova sede da Câmara de Salvador
05 de Dezembro de 2025
Natal no Centro Histórico terá esquema de segurança reforçado com reconhecimento facial, revistas e monitoramento
05 de Dezembro de 2025
Otto Filho já tem maioria assegurada para ocupar vaga no TCE-BA
05 de Dezembro de 2025
Do amor à indecisão 09 de Março de 2018
TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023
Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019
Guns N’ Roses inicia venda de ingressos para show em Salvador; confira valores 03 de Dezembro de 2025