Seminário da Secretaria de Saúde marca lançamento da campanha Novembro Azul em Salvador

A Secretaria Municipal de Saúde de Salvador (SMS) realizou, nesta quarta-feira (5), o seminário que marcou o lançamento oficial da campanha Novembro Azul na capital baiana. O evento, promovido pela Diretoria de Atenção Primária à Saúde, aconteceu ao longo de todo o dia na Estácio FIB, no bairro do Stiep, reunindo profissionais da rede municipal, estadual e do Ministério da Saúde para debater temas ligados à saúde integral do homem.

 

Com o tema “Masculinidades, sistema reprodutor masculino, raça e saúde mental”, o seminário teve como objetivo qualificar as equipes e fortalecer práticas de acolhimento e promoção do autocuidado. A programação incluiu palestras e mesas-redondas que abordaram questões como o funcionamento do sistema reprodutor masculino, saúde mental, uso de substâncias psicoativas e paternidade cuidadora.

 

Para a subcoordenadora de Cuidado Integral da SMS, Vanessa Ribeiro, o Novembro Azul é um momento estratégico para ampliar o diálogo sobre o cuidado com a saúde do homem. “O Novembro Azul é um momento essencial para reforçarmos a importância do cuidado integral à saúde do homem, indo além da prevenção ao câncer de próstata e abordando temas como masculinidades, saúde mental, raça e o sistema reprodutor masculino”, destacou.

 

A programação contou com a presença de Edson Alan Barros, assessor técnico da Coordenação de Saúde do Homem do Ministério da Saúde, que reforçou a importância de manter o debate sobre o tema ao longo de todo o ano. “É importantíssimo estarmos falando sobre a saúde do homem no Novembro Azul. Mas é fundamental lembrar que esse cuidado deve acontecer de novembro a novembro. Existem muitas outras doenças que acometem os homens além do câncer de próstata, e a atenção primária é a porta de entrada para esse cuidado integral”, afirmou.

 

Barros também destacou que o Ministério da Saúde prepara o lançamento do Caderno de Atenção Básica número 42, voltado à saúde do homem. “Esse caderno traz todos os temas relacionados à política de saúde do homem, abordando acolhimento, saúde sexual e reprodutiva, doenças mais prevalentes e o fluxograma completo do cuidado. É uma ferramenta de qualificação e formação para os profissionais da atenção primária”, explicou.

 

Entre os participantes do evento, estava Eliane Caldas dos Santos, técnica de enfermagem da sede do Distrito Centro Histórico, que atua no Programa Saúde do Homem. Ela ressaltou o desafio e a importância de aproximar o público masculino dos serviços de saúde. “O homem ainda é mais resistente a procurar atendimento. O nosso papel é ir até ele, conscientizar, mostrar a importância da prevenção e não apenas do tratamento. Precisamos mudar essa ótica e fazer com que ele entenda que deve ser o autor do seu próprio cuidado”, pontuou.

 

O evento marcou o início de uma série de ações da Secretaria Municipal de Saúde ao longo do mês, incluindo o Dia D do Novembro Azul, que acontecerá neste sábado (8), com ampliação das ofertas assistenciais nas unidades de saúde da capital.

Outras notícias

CIDADE

Simm oferece 369 vagas para esta sexta-feira (26)

26 de Junho de 2026

POLÍTICA

João Cláudio Bacelar homenageia presidente da CTB com Medalha Thomé de Souza

25 de Junho de 2026

SAÚDE

Prefeitura de Salvador amplia assistência pediátrica com início das atividades de dois Gripários na rede municipal

25 de Junho de 2026

CIDADE

Queda de árvore bloqueia rua no Rio Vermelho e afeta trânsito na região

25 de Junho de 2026

ESPORTE

Contagem regressiva: falta um ano para Salvador receber a Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027

25 de Junho de 2026

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

Advogado baiano viraliza ao retratar com humor o cotidiano da profissão 06 de Maio de 2026

TJBA lança app para vítimas pedirem medida protetiva, nesta segunda-feira 09 de Março de 2026

Amado Batista é condenado por morte de criança dentro de sua fazenda 25 de Junho de 2026

Maria Bethânia celebra 80 anos e recebe homenagens de fãs e artistas 18 de Junho de 2026