Destaques da SMS são reconhecidos em premiação sobre equidade, diversidade e prevenção
O trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador, que tem como marca o cuidado integral, a equidade e a presença ativa nos territórios, ganhou reconhecimento público durante a cerimônia do Prêmio Motirô de Diversidade e Prevenção, promovido pela ONG Motirô BA. A premiação homenageou instituições e profissionais que se destacam na construção de políticas e práticas voltadas à promoção da diversidade, prevenção de agravos e enfrentamento das desigualdades em saúde no município.
Representantes da SMS foram reconhecidos em categorias estratégicas como Promoção da Equidade em Saúde, Descentralização da PrEP na Atenção Primária, Promoção da Política de Saúde LGBT+, Prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), Enfrentamento à Tuberculose e Profissional Engajado no Atendimento Integral às Pessoas LGBTQIAPN+ e Pessoas Vivendo com HIV (PVHIV). Os prêmios evidenciam uma atuação que vai além da assistência, reafirmando o compromisso da gestão municipal com uma saúde pública inclusiva, acessível e baseada nos direitos humanos.
As iniciativas reconhecidas refletem ações contínuas da SMS, como a ampliação do acesso à PrEP nas unidades de saúde, o fortalecimento das políticas voltadas à população LGBT+, o cuidado integral às pessoas vivendo com HIV, a atuação intersetorial no enfrentamento à tuberculose e a valorização de práticas de acolhimento, escuta qualificada e vínculo com os usuários do SUS.
O impacto dessas ações é direto na vida da população soteropolitana: fortalece a prevenção, amplia a oferta de serviços nos territórios, qualifica o cuidado na Atenção Primária e garante que pessoas em situação de maior vulnerabilidade sejam atendidas com dignidade, respeito e continuidade do cuidado.
O secretário municipal da Saúde, Rodrigo Alves, parabenizou os profissionais homenageados e destacou o significado da premiação. “Fico extremamente orgulhoso da nossa equipe. Este prêmio traduz o compromisso diário dos profissionais da SMS em transformar realidades, reduzir desigualdades e promover uma saúde pública mais justa, diversa e acessível. Cada reconhecimento reafirma que estamos no caminho certo, fortalecendo o SUS, cuidando das pessoas e construindo uma Salvador que acolhe, protege e valoriza todas as vidas”, afirmou.
A cerimônia foi realizada no Cineteatro do Museu Eugênio Teixeira Leal, no Pelourinho, reunindo representantes de diversas instituições e reforçando a importância da diversidade, da prevenção e da promoção da saúde como pilares fundamentais para o avanço das políticas públicas no município.
Outras notícias
Simm oferece 369 vagas para esta sexta-feira (26)
26 de Junho de 2026
João Cláudio Bacelar homenageia presidente da CTB com Medalha Thomé de Souza
25 de Junho de 2026
Prefeitura de Salvador amplia assistência pediátrica com início das atividades de dois Gripários na rede municipal
25 de Junho de 2026
Queda de árvore bloqueia rua no Rio Vermelho e afeta trânsito na região
25 de Junho de 2026
Contagem regressiva: falta um ano para Salvador receber a Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027
25 de Junho de 2026
Do amor à indecisão 09 de Março de 2018
Advogado baiano viraliza ao retratar com humor o cotidiano da profissão 06 de Maio de 2026
TJBA lança app para vítimas pedirem medida protetiva, nesta segunda-feira 09 de Março de 2026
Amado Batista é condenado por morte de criança dentro de sua fazenda 25 de Junho de 2026