Hospitais estaduais da Bahia figuram entre as 100 melhores unidades públicas do país

Um levantamento do Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde em parceria com a Organização Panamericana de Saúde (OPAS/OMS), Instituto Ética Saúde, Conselho Nacional dos Secretários de Saúde e Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde apontou que a Bahia tem três hospitais que integram os 100 melhores hospitais públicos do Brasil. Dentre os três, dois são unidades da Secretaria da Saúde do Estado, o Hospital Ana Nery e o Hospital da Mulher Maria Luzia Costa dos Santos. A terceira unidade baiana é o Hospital Universitário Professor Edgard Santos.

A seleção inclui hospitais gerais e hospitais especializados nas áreas de ortopedia, oncologia, cardiologia e maternidade, todos com mais de 50 leitos e produção registrada no SIH (Sistema de Informações Hospitalares) do Ministério da Saúde entre agosto de 2024 e julho de 2025. Para a definição dos “finalistas” do Prêmio Melhores Hospitais Públicos do Brasil foram aplicados critérios como acreditação hospitalar, taxas de ocupação e taxa de mortalidade, disponibilidade de leitos de terapia intensiva e tempo médio de permanência dos pacientes internados, dentre outros.

Ao longo de seus nove anos de funcionamento, o Hospital Estadual da Mulher consolidou-se como referência na saúde da mulher na Bahia, com habilitação como Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON). Em 2024, a unidade ampliou sua capacidade assistencial com a implantação de 78 novos leitos, passando de 163 para 241. Também está em construção um novo ambulatório, que contará com 35 consultórios e salas destinadas à realização de procedimentos.

O Ana Nery é um dos principais centros de referência em cardiologia, nefrologia e transplantes no Nordeste, realizando procedimentos de alta complexidade, como cateterismo, angioplastia, arteriografia e arritmologia, além de transplantes de rim e coração. A unidade atende pacientes de toda a Bahia.

Para a secretária da Saúde do estado, Roberta Santana, este reconhecimento é resultado dos investimentos que o Governo do Estado tem feito na área da saúde. “Temos ampliado e qualificado a assistência na Bahia. No Hospital Ana Nery, um exemplo foi a entrega da reforma e ampliação do serviço de hemodinâmica. No Hospital da Mulher expandimos os serviços oncológicos quimioterápicos e cirúrgicos, possibilitando o atendimento a um número maior de mulheres. Mais que estrutura, contamos com equipes que acolhem os pacientes, dando tratamento humanizado”, afirma Roberta Santana.
 

Outras notícias

CIDADE

Simm oferece 369 vagas para esta sexta-feira (26)

26 de Junho de 2026

POLÍTICA

João Cláudio Bacelar homenageia presidente da CTB com Medalha Thomé de Souza

25 de Junho de 2026

SAÚDE

Prefeitura de Salvador amplia assistência pediátrica com início das atividades de dois Gripários na rede municipal

25 de Junho de 2026

CIDADE

Queda de árvore bloqueia rua no Rio Vermelho e afeta trânsito na região

25 de Junho de 2026

ESPORTE

Contagem regressiva: falta um ano para Salvador receber a Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027

25 de Junho de 2026

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

Advogado baiano viraliza ao retratar com humor o cotidiano da profissão 06 de Maio de 2026

TJBA lança app para vítimas pedirem medida protetiva, nesta segunda-feira 09 de Março de 2026

Amado Batista é condenado por morte de criança dentro de sua fazenda 25 de Junho de 2026

Maria Bethânia celebra 80 anos e recebe homenagens de fãs e artistas 18 de Junho de 2026