Unidades de Saúde intensificam ações do Janeiro Branco para promoção da Saúde Mental em Salvador

O primeiro mês do ano é emblemático para a reflexão sobre saúde mental. No Brasil, a campanha Janeiro Branco, criada em 2014, mobiliza profissionais, instituições e a sociedade para colocar o cuidado emocional no centro das prioridades. A escolha do período não é por acaso: o início do ano simboliza recomeços, planejamento e novas metas, tornando-se um momento oportuno para estimular diálogos, combater estigmas e ampliar o acesso à informação e ao cuidado psicológico.

A iniciativa ganhou reconhecimento nacional e, em 2023, foi oficialmente institucionalizada por meio da Lei Federal nº 14.556, que estabelece o mês como período de conscientização sobre saúde mental no país.

Dentro desse contexto, unidades de saúde municipais em Salvador geridas pela S3 Gestão, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promovem ao longo do período uma série de atividades educativas e acolhedoras voltadas ao bem-estar emocional da população. As ações seguem os princípios do movimento, que defende que cuidar da mente é tão essencial quanto cuidar do corpo.

Entre as iniciativas estão rodas de conversa, atividades em salas de espera, oficinas interativas e palestras com profissionais de psicologia realizadas na UPA de Valéria, no PA São Marcos, na UPA de Brotas e no Multicentro Liberdade. As atividades reforçam a importância da escuta qualificada, da prevenção e da promoção do bem-estar emocional como parte do cuidado integral à saúde.

Como parte da programação, nesta terça-feira (13), a UPA Valéria promoveu o “Mente ao Pôr do Sol”: um momento ao ar livre voltado a pacientes, acompanhantes e profissionais, com música ao vivo (voz e violão) e práticas relaxantes, como auriculoterapia, criando um ambiente de acolhimento e conexão.

“Esse momento com música ao vivo melhorou o meu dia. Trouxe mais tranquilidade, esperança e me fez sentir acolhido pelos profissionais. Foi um cuidado que fez bem para a minha mente”, relatou o paciente Nelson Hermes Pereira, 64 anos.

Para a assistente social da unidade, Maura Vasconcelos, ações como essa fortalecem o cuidado integral. “A música, o contato com o ambiente externo e as práticas de relaxamento ajudam a reduzir a ansiedade, promovem bem-estar e criam espaços de escuta e acolhimento. Cuidar da mente também é cuidar da saúde como um todo.”

A campanha convida a população a refletir sobre emoções, relações e experiências, destacando que buscar ajuda não é sinal de fraqueza, mas um gesto de coragem e autocuidado. Escutar sem julgamentos, fortalecer vínculos saudáveis e promover ambientes acolhedores são atitudes fundamentais para a preservação da saúde mental.

As ações desenvolvidas pelas unidades reforçam o compromisso com a humanização do cuidado e com a ampliação do acesso a práticas de bem-estar emocional que beneficiam pacientes, familiares e profissionais da saúde.

Outras notícias

CIDADE

Simm oferece 369 vagas para esta sexta-feira (26)

26 de Junho de 2026

POLÍTICA

João Cláudio Bacelar homenageia presidente da CTB com Medalha Thomé de Souza

25 de Junho de 2026

SAÚDE

Prefeitura de Salvador amplia assistência pediátrica com início das atividades de dois Gripários na rede municipal

25 de Junho de 2026

CIDADE

Queda de árvore bloqueia rua no Rio Vermelho e afeta trânsito na região

25 de Junho de 2026

ESPORTE

Contagem regressiva: falta um ano para Salvador receber a Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027

25 de Junho de 2026

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

Advogado baiano viraliza ao retratar com humor o cotidiano da profissão 06 de Maio de 2026

TJBA lança app para vítimas pedirem medida protetiva, nesta segunda-feira 09 de Março de 2026

Amado Batista é condenado por morte de criança dentro de sua fazenda 25 de Junho de 2026

Maria Bethânia celebra 80 anos e recebe homenagens de fãs e artistas 18 de Junho de 2026