Mais de 2,2 mil procedimentos odontológicos reforçam cuidado assistencial para filhos de trabalhadores e catadores duran
Durante o Carnaval de Salvador, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) ultrapassou a marca de 2,2 mil procedimentos odontológicos voltados aos filhos de trabalhadores que atuam na festa e aos catadores de materiais recicláveis acolhidos pelos programas Salvador Acolhe e Catafolia.
A atuação das equipes de saúde bucal reforça o compromisso intersetorial de levar assistência qualificada a quem mais precisa nesse período de intensa mobilização na cidade. No espaço do Catafolia, iniciativa coordenada pela Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (SEMPRE), são realizadas diariamente ações de educação em saúde, escovação supervisionada no escovódromo e distribuição de kits odontológicos. A estratégia prioriza a prevenção, com orientações sobre higiene bucal e entrega de escova, creme dental e fio dental, ampliando o acesso à informação e incentivando hábitos saudáveis.
Já no Salvador Acolhe, da Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), a estrutura conta com três odontomóveis e oito consultórios portáteis, garantindo atendimento clínico e procedimentos preventivos aos filhos e filhas dos trabalhadores que integram a estrutura do Carnaval.
Para a coordenadora de saúde bucal da SMS, Mylena Leal, a ação evidencia o impacto direto do serviço na vida das pessoas. “A odontologia vai muito além do tratamento. Durante o Carnaval, conseguimos oferecer orientação, prevenção e atendimento humanizado, mostrando que o cuidado com a saúde bucal é fundamental em qualquer contexto. Estar próximo dessas populações reforça o papel social do nosso trabalho e amplia o acesso ao serviço”, explica.
Ao avaliar os resultados da estratégia, o secretário municipal da Saúde, Rodrigo Alves, ressaltou o empenho das equipes e a importância da atuação integrada entre as secretarias para garantir proteção social durante a festa.
“Cuidar de quem trabalha, de quem sustenta essa grande engrenagem que é o Carnaval e também de seus filhos é uma forma concreta de reconhecer e valorizar essas pessoas. Estamos garantindo atendimento aos trabalhadores, aos catadores e às crianças que fazem parte desse contexto, assegurando dignidade, acesso e presença do poder público onde ele precisa estar. Esse resultado é fruto do planejamento, da integração entre secretarias e, principalmente, do compromisso das nossas equipes, que fazem a diferença todos os dias. O Carnaval também é tempo de cuidado, e nós estamos presentes para garantir proteção e saúde para todos”, conclui o gestor.
Outras notícias
Mulher é presa em flagrante por estupro de vulnerável em Salvador
19 de Fevereiro de 2026
Carnaval 2026 termina com mais de 33,5 mil ações integradas da Vigilância em Saúde
19 de Fevereiro de 2026
Carnaval de Salvador 2026 termina com mais de 33,5 mil ações integradas da Vigilância em Saúde
19 de Fevereiro de 2026
Leo Prates propõe estudo para salário mínimo regional de R$ 1.800 na Bahia e reforça agenda de valorização do trabalho
19 de Fevereiro de 2026
Virginia confirma retorno como rainha de bateria da Grande Rio em 2027
19 de Fevereiro de 2026
Do amor à indecisão 09 de Março de 2018
TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023
Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019
Virginia confirma retorno como rainha de bateria da Grande Rio em 2027 19 de Fevereiro de 2026