Cerimônia do jaleco marca expansão da residência médica no Hospital 2 de Julho

O Hospital Estadual 2 de Julho, em Salvador, realizou a cerimônia do jaleco, simbolizando um importante avanço na formação médica da unidade. O momento também marcou a ampliação do programa de residência em Clínica Médica, que passou de 3 para 11 vagas, evidenciando a confiança no trabalho desenvolvido e o investimento contínuo da Fundação ABM de Pesquisa e Extensão (Fabamed), gestora do hospital, na qualificação de profissionais de saúde.

A solenidade, que aconteceu no dia 30 de abril, reuniu residentes, familiares e representantes da gestão hospitalar, com a presença de integrantes da Comissão de Residência Médica (COREME), Diretoria Geral, Diretoria Administrativa, equipe operacional, preceptores e liderança da Psicologia. 

“A cerimônia foi um rito de passagens para eles, um momento de acolhê-los, reafirmando o compromisso do hospital e da Fabamed com uma formação  médica integral  calcada em valores humanísticos, éticos  e nas melhores evidências científicas. Isso só fortalece o SUS e destaca a responsabilidade social em promover uma  saúde de qualidade para todos”, afirmou o coordenador do COREME, dr. Fábio Bulhões.

Atualmente, o programa conta com 8 médicos residentes do primeiro ano (R1) e 3 do segundo ano (R2), consolidando-se como um eixo fundamental para o fortalecimento da assistência, do ensino e da pesquisa na unidade.

Após a cerimônia, a diretora do hospital, Zorilmar Teixeira, destacou o significado do momento para a trajetória dos novos profissionais e para o papel institucional do hospital.

“A cerimônia do jaleco não é só um rito simbólico, pois marca o início de uma jornada de responsabilidade, aprendizado e compromisso com a vida para estes médicos em formação. Para nós, enquanto instituição, é também a reafirmação de que estamos construindo um espaço de referência em conhecimento na saúde pública, formando profissionais capacitados e sensíveis às necessidades da população”, afirmou.

A expansão do programa consolida o Hospital Estadual 2 de Julho se consolida como um importante campo de ensino e formação na área da saúde, contribuindo diretamente para a qualificação da assistência prestada à população e para o fortalecimento do sistema público de saúde.

Outras notícias

CIDADE

Simm oferece 369 vagas para esta sexta-feira (26)

26 de Junho de 2026

POLÍTICA

João Cláudio Bacelar homenageia presidente da CTB com Medalha Thomé de Souza

25 de Junho de 2026

SAÚDE

Prefeitura de Salvador amplia assistência pediátrica com início das atividades de dois Gripários na rede municipal

25 de Junho de 2026

CIDADE

Queda de árvore bloqueia rua no Rio Vermelho e afeta trânsito na região

25 de Junho de 2026

ESPORTE

Contagem regressiva: falta um ano para Salvador receber a Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027

25 de Junho de 2026

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

Advogado baiano viraliza ao retratar com humor o cotidiano da profissão 06 de Maio de 2026

TJBA lança app para vítimas pedirem medida protetiva, nesta segunda-feira 09 de Março de 2026

Amado Batista é condenado por morte de criança dentro de sua fazenda 25 de Junho de 2026

Maria Bethânia celebra 80 anos e recebe homenagens de fãs e artistas 18 de Junho de 2026